Arte e Cultura

Xilogravura do Cariri será exposta em feira de artesanato na Europa

Por Márcio Silvestre • 28 de novembro de 2018

O artesanato cearense será representado pelo artista e xilógrafo José Lourenço, de Juazeiro do Norte, no evento “L’ Artigiano on Feira”, 23ª Mostra Mercado Internacional do Artesanato, em Milão, na Itália, que será realizado de 1º a 9 de dezembro. Com obras expostas e comercializadas na feira internacional, a Lira Nordestina será a instituição que representará o artesanato local em stand da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado.

Xilógrafo há 32 anos, José Lourenço iniciou na arte de xilogravura na Lira Nordestina e hoje é uma das principais referências do equipamento cultural. Nascido em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, um dos berços de sua atividade, José Lourenço, hoje com 54 anos, é um dos responsáveis por manter essa arte nordestina viva.

Quem passar pelo stand do Governo do Estado do Ceará na L’ Artigiano on Feira, terá a oportunidade de ver de perto a produção de xilogravura do Cariri, em um momento de integração entre artesão e apreciadores da arte. “Fiquei muito feliz por ter sido convidado a representar os artesãos do Ceará no stand da Ceart. No local, além da exposição dos trabalhos que fazemos na Lira Nordestina, também demonstrarei na prática como é feita a impressão da xilogravura. Os visitantes terão a oportunidade de ter contato com a madeira e ferramentas, utilizadas na produção da xilogravura ”, ressalta José Lourenço.

 

(Foto: Samuel Macedo)

Artesanato Cearense 

A participação do Ceará no evento tem o intuito de promover e divulgar o artesanato produzido no Estado, com foco na ampliação de mercado, principalmente o europeu. O visitante terá acesso a vários tipos de trabalhos artesanais, como areia colorida, argila, fibras vegetais, madeira, papel, metais, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, filé, tecelagem, crochê e bordado), entre outras que serão comercializadas durante os nove dias de evento. De acordo com a STDS artesãos e entidades artesanais de todas as regiões do Estado serão beneficiados com as vendas dos produtos.

O xilógrafo caririense viajou para Europa nesta terça-feira, 27, onde ficará até o final do evento. “Graças a Deus e com o apoio do Governo do Ceará vamos poder divulgar a nossa arte fora do país. A responsabilidade é grande pois sabemos que o nosso estado é rico em cultura e artesanato, mas procurarei me dedicar e honrar essa oportunidade. Quem sabe ela se expande e outros artesãos possam ter a chance de ir participar de mais eventos como esse, afirma.

(Foto: Samuel Macedo)

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".