Arte e Cultura

VII edição do Festival de Música Cordas Ágio faz homenagens ao Monsenhor que levou o ensino da música ao Belmonte

Um encontro musical em reconhecimento ao trabalho de sua maior inspiração, o Monsenhor Ágio Augusto Moreira, falecido no último dia 12 de junho de 2019, com 101 anos.
Por Márcio Silvestre • 8 de julho de 2019

A Vila da Música Monsenhor Ágio, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e a Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL) realizam até o dia 13 de julho de 2019, a VII edição do Festival de Música Cordas Ágio, no Belmonte, em Crato. Desde a sua primeira edição tem buscado proporcionar ações de formação e fruição, contribuindo assim para a difusão do ensino da Música e para o fortalecimento do potencial transformador das artes.

O Festival de Música Cordas Ágio reúne em sua programação, músicos, educadores, atores, gestores, técnicos e a comunidade do Belmonte, tendo a música como fio condutor das das ações formativas, performances musicais, recitais de música erudita e popular, exposição e feira temática.

De acordo com Dane de Jade, gestora da Vila da Música, apesar do luto – com a morte do Monsehor Ágio Moreira -, a comunidade do Belmonte está acolhendo com grande emoção o Festival. “A música sempre teve um papel importante para a comunidade e dar continuidade ao sonho do Padre Ágio é sem dúvida o desejo que move o cotidiano de cada morador” afirma Dane.

Ações formativas

No ano passado, foram ofertadas 24 oficinas e 39 apresentações artísticas que atenderam um público estimado em 6.382 pessoas durante os dez dias de programação.

O Festival de Musica Cordas Ágio conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal do Crato através das Secretarias de Cultura, Educação e Turismo e a Diocese do Crato. Agradecimento especial a ENEL.

Solenidade de abertura. Foto: Emrah Kartal

 Em memória de sua maior inspiração

Esta edição homenageia o maior incentivador do ensino de música da região do Cariri, o Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Filho de Augusto Moreira e Raimunda Moreira, natural da cidade de Quixará hoje Farias Brito, na época terras pertencentes ao município de Assaré. Padre Ágio iniciou sua formação religiosa em Campinas, retornou ao Ceará para estudar no  Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde aprimorou os estudos em música clássica e Canto Gregoriano, para em seguida concluir os estudos no Seminário São José, no Crato.

A partir de então dedicou sua vida ao ensino e a promoção da música, gosto que o permitiu formar uma orquestra no Seminário São José, bem como tornar-se professor de música por muitos anos no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, do qual também foi um dos fundadores.

Espetaculo Plantou Palavra, Colheu Poesia. Foto: Emrah Kartal

Á vivendo na comunidade do Belmonte  construiu, com a ajuda de agricultores e trabalhadores dos engenhos da redondeza, a Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos e posteriormente fundou a Sociedade Lírica do Belmonte.

Monsenhor Ágio faleceu no dia 12 de junho de 2019, em sua residência, no sítio Belmonte, em Crato, após 101 anos de vida e amor a música.

Saiba mais:

O Festival de Música Cordas Ágio teve sua primeira edição em 2012, na Sociedade Lírica do Belmonte, no município do Crato-CE. A SOLIBEL desenvolve um trabalho de formação musical com crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade há 50 anos. A proposta do Festival de Música Cordas Ágio nasceu do entendimento de que seus alunos precisam fortalecer a aprendizagem e, a partir da troca de experiências e conhecimentos, construir

novos patamares de valorização das suas identidades musicais galgando a profissionalização e a formação superior em música, inclusive, para preservar nas gerações futuras o seu patrimônio artístico e cultural.

 

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA CORDAS ÁGIO
ESPECIAL

07 a 13/07 – Feira de Arte e Cultura da Vila da Música
10/07 – Rapadura Culturarte Especial de Música
Local: Estacionamento da Vila da Música

AÇÕES FORMATIVAS (VILA DA MÚSICA E SOLIBEL)

08 a 13/07 – Oficinas: Vocal/Instrumental/Práticas Coletivas, entre outras.

PRAÇA ZÉ PAJÉ – 17h

08 á 10 – Chorinho com Mestre Macaúba e alunos
11 e 12 – Encontro de sopros com Carlos Malta e alunos

AUDITORIO VILA DA MÚSICA – 19h

08/07 – Quinteto Vila
09/07 – Distinto Duo (Wesley Santana e Leone Frazão)
10/07 – Orquestra Padre David Moreira
11/07 – Camerata de Violões
12/07 – Resultado das Oficinas
13/07 –Concerto em Mi bemol maior para Trompete e Orquestra – Franz

ESPAÇO PADRE ÁGIO – 21h (Estacionamento da Vila da Música)

08/07 – Apresentação Cordas Ágio e show de João do Crato “Remoenda”
09/07 – Apresentação Cordas Ágio e show “Agora Voe” com Fatinha Gomes
10/07 – Apresentação Cordas Ágio e show do Pedro Paulo “Crato/SP”.
11/07 – Apresentação Cordas Ágio e Show de Carlos Malta e convidados
12/07 – Apresentação Cordas Ágio e show do Pachelly Jamacaru.
13/07 – Apresentação Cordas Ágio e show “América” do Cleivan Paiva.

*Programação sujeita a alteração.

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".