Cariri Sustentável

UFCA e Seagri realizam Semana do Alimento Orgânico, em Juazeiro do Norte

Por Márcio Silvestre • 28 de maio de 2019
Foto: Emanoella Callou Dcom/UFCA

Foi aberta na manhã desta terça-feira (28) a Segunda Semana do Alimento Orgânico da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento é realizado pelo Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) da Universidade em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) de Juazeiro do Norte. A programação é gratuita e acontece no campus Crato da UFCA, no largo da RRFSA, em Crato, e no Condomínio de Produção Familiar Dona Bia, em Juazeiro do Norte.

A “Semana do Alimento Orgânico” é um projeto de extensão que busca viabilizar formas de atendimento ao produtor rural na área de orgânicos, desde o plantio até a elaboração de produtos a base de matérias primas orgânicas. Um dos principais objetivos da campanha é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular que ele participe como agente no controle da qualidade orgânica.

Solenidade de Abertura

A abertura oficial contou com a participação do Reitor da Universidade Federal do Cariri, Ricardo Ness, do Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra e representantes de instituições como Sebrae, Ematerce e Fatec. Após solenidade, foi realizada uma feira com alimentos orgânicos produzidos em Juazeiro do Norte.

Solenidade de abertura. Foto: Assessoria de Imprensa de Juazeiro do Norte.

Para o Prefeito Arnon Bezerra, A Semana nos mostra a importância de uma boa alimentação e o resultado disso para a saúde. “O alimento saudável, melhora nossa saúde, traz benefícios para a vida. A Prefeitura trabalha por meio da Seagri para auxiliar o produtor rural da melhor maneira, e isso resulta num alimento melhor”, destacou.

Já para o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, a feira é de suma importância para valorizar o produtor rural como para melhorar a alimentação da população. “Seguindo a orientação do Prefeito Arnon, desde o inicio da Gestão, trabalhamos ações como a do Projeto Saúde na Mesa, e hoje a palavra é de gratidão, esta semana é um marco e um resultado do nosso trabalho”, afirmou.

Programação diversificada

Pesquisadores, produtores, agroecologistas, estudantes e técnicos estarão participando durante a semana dos trabalhos, abordando variados temas relacionados ao tema. Nesta quarta-feira (29), é o dia “D” do alimento orgânico e serão realizados seminários e oficinas. Das 9h às 11h, acontecem de forma simultânea seminários e rodas de conversa em cinco locais; Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Polo de convivência Social, EEF João Alencar de Figueiredo, EEIF Tarcila Cruz Alencar e EEF Dr. Leão Sampaio.

Feira de alimento orgânicas. Assessoria de Imprensa de Juazeiro do Norte. 

Já na zona rural, das 8h às 12h, será realizada uma oficina com sobre Custos para produzir no Campo para os produtores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, no período da tarde, das 13h às 17h, a mesma oficina, só que aberta para todos os agricultores interessados e será realizada no sítio São Gonçalo. Toda a programação está disponível no site da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Estande Exproaf

A Segunda Semana do Alimento Orgânico do CCAB também irá compor, com um estande, os primeiros dias, 30 e 31, da Décima Nona Exposição dos Produtores da Agricultura Familiar do Cariri (Exproaf) que vai até o dia 02 de junho. A Exproaf é organizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) com o apoio dos Sindicatos da Região do Cariri e Governo do Estado do Ceará.

Confira programação da Semana do Alimento Saudável na Universidade Federal do Cariri, AQUI.

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".