Colunas

Tecnologia: designer inova e produz esculturas 3D, em Juazeiro do Norte

Por Redação Cariri • 14 de maio de 2019

Por Renata Linard.

Jorge Bandeira é um designer juazeirense que tem deixado o universo geek do Cariri ainda mais dinâmico. Há cerca de um ano, ele mergulhou de cabeça no mundo da modelagem e da impressão 3D. O resultado dessa iniciativa empreendedora tem sido clientes satisfeitos e inúmeras possibilidades a serem desbravadas.

Quando Padre Cícero disse “em cada casa um oratório, em cada quintal uma oficina”, certamente não estava pensando em um estúdio de modelagem e impressão de esculturas 3D. Mas, o Padim pode ficar tranquilo porque, embora o negócio seja inovador e recente na região, tem dado muito certo. Jorge é formado em Design de Produtos na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e é apaixonado por jogos de tabuleiros e digitais. Ele conta que a ideia de investir no universo 3D começou primeiro com a técnica de pintura, a partir do interesse de personalizar suas peças. “Eu comprei um jogo de tabuleiro e eu jogava sempre com minha esposa, meus amigos… E eu achava sem graça a peça não ter cor, aí eu fui pesquisar na internet e fui vendo como o pessoal pintava. Eu achei interessante. Com pouco tempo, eu aprendi e comecei a fazer pintura para outros amigos, que também têm jogos.”, relata.

IMPRESSÃO 3D E MERCADO DE TRABALHO

O leque de possibilidades que a impressão 3D apresenta está longe de poder ser listado completamente. Essa tecnologia pode e tem sido usada em diversos setores, como criação de instrumentos musicais, próteses humanas, brinquedos, peças e muito mais. Jorge conta que um dos seus trabalhos mais recentes foi a produção de uma peça para um bracelete de um relógio. Segundo ele, o cliente já havia procurado esta peça em diversas lojas especializadas, mas foi a impressão 3D que solucionou o seu problema.

Algumas peças modeladas, impressas e pintadas por Jorge. (Foto: Renata Linard)

Embora no Brasil e na região do Cariri o uso dessas impressoras seja recente, elas já existem há mais de 30 anos. Jorge fez um curso de modelagem online, ofertado e produzido pela artista Leticia Gillett, atualmente integrante da DreamWorks, um dos estúdios de animação mais famosos do mundo. “Eu já estava nessa ânsia de produzir algo [peças] para aplicar esse conhecimento de pintura. Então, um colega meu que é ilustrador me mandou o link de um dos primeiros cursos de modelagem, da Leticia Gillett. O curso era para personagens, no estilo de cartoon.”, conta.

O designer juazeirense não perdeu tempo: fez o curso e adquiriu um equipamento para iniciar os trabalhos de modelagem e impressão. Hoje, ele trabalha com o que mais ama e tem buscado trazer novidades, para a alegria dos seus clientes.

Se você deseja conhecer melhor o trabalho do Jorge Bandeira, você pode visitar o seu perfil no Instagram CLICANDO AQUI O seu telefone para contato é (88) 98873-1774.

 

CATEGORIA:

Redação Cariri