Cariri Sustentável

Sustentabilidade e proteção: professor ensina a produzir protetor facial com materiais recicláveis

Por Márcio Silvestre • 2 de abril de 2020

Equipamentos de proteção como máscara médica e álcool em gel estão cada vez mais escassos. A pandemia de Coronavírus fez subir a demanda deixando os supermercados desabastecidos. Vale ressaltar que, durante a crise, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as máscaras sejam usadas, prioritariamente, por profissionais de saúde da linha de frente e pacientes infectados ou com suspeitas de Covid-19. Pensando nisso, a CARIRI Revista, em sua coluna Cariri Sustentável, trouxe uma dica do professor Venício Soares que criou um protetor facial, feito com materiais recicláveis e de fácil acesso.

 

Titular do setor da Indústria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Maracanaú, em Fortaleza, o professor Venício Soares ensina por meio de um vídeo caseiro, publicado nas redes sociais do IFCE, como fabricar o protetor.

Materiais de fácil acesso

De acordo com o docente, o protetor é uma alternativa de fabricação prática e de fácil higienização. Os materiais utilizados são de fácil acesso como um balde plástico de tinta ou margarina, garrafa PET de 2 litros, arame, abraçadeiras de nylon e arame. Assista ao vídeo e acompanhe a fabricação do protetor.

Proteja-se do coronavírus

As maneiras mais eficazes de proteger a si e aos outros contra a Covid-19 são evitar contato próximo com outras pessoas, realizar lavagem frequente das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".