Esporte

Skate é tema de livro no Cariri

Por Márcio Silvestre • 17 de dezembro de 2018

Foto: Damião Teles

“Uma ideia inovadora”, é assim que define Damião Teles, Fundador da Associação Juazeirense de Skate (Ajusk), sobre a iniciativa de alguns skatistas do Cariri de escreverem um livro que conte histórias e experiências vividas com o skate.

O livro será produzido por um grupo de 16 skatistas, e tem como pauta a realidade vivenciada por eles e correlacionada com suas áreas de formação. O projeto surgiu quando os skatistas Damião Teles e Paulo Thiago Alves perceberam a carência de referências bibliográficas sobre o esporte na região.

“Nesse momento tivemos a ideia de convidar os skatistas para participarem do projeto. O grande diferencial desse livro é que ele será a primeira obra escrita por skatistas e servirá de fonte bibliográfica para quem tem interesse de pesquisar sobre o assunto”, explica Damião que é graduado em História e Jornalismo e sentiu na pele a dificuldade em encontrar referencial teórico sobre o seu objeto de pesquisa na universidade.

Associação do Skatistas de Juazeiro (Foto: Damião Teles)

De Skatista para Skatista

Formado por uma compilação de artigos, o livro atenderá as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ainda contará com imagens e gravuras feitas pelos próprios skatistas.

A obra está prevista para ser finalizada em julho de 2019, quando a Ajusk completa 13 anos de existência. Até lá será realizada uma campanha de financiamento online (vaquinha) para quem desejar contribuir com o projeto. O apoio de instituições e sindicatos também será uma alternativa para o custeio da obra.

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".