Arte e Cultura

Sesc Folia promove programação de pré-carnaval no Cariri

Shows, aulas de ritmos, cortejos e concursos de fantasia são algumas das atrações que acontecerão este ano. O Sesc também realizará ações educativas, dando dicas para que todos possam curtir o Carnaval com segurança e saúde.
Por Márcio Silvestre • 10 de fevereiro de 2020

Tá chegando o período mais animado do ano! Com uma programação intensa, as unidades do  Sesc Crato e Juazeiro do Norte convida o público para participar do tradicional Sesc Folia. Em Juazeiro do Norte acontece, até o dia 17 de fevereiro, Aulões de Ritmos, na segunda, às 16h; terça, às 18h, quarta, às 8h e 17h; quinta, às 19h; e sexta, às 7h. Ainda no ritmo da folia, no dia 18 de fevereiro, será realizado o Sesc Folia Dance, com aulões de ritmos com Stefanie Pontes e Orquestra Sonata tocando ao vivo. A animação acontecerá às 18h. Antes, às 16h30, um cortejo carnavalesco sairá da Prefeitura, seguindo até a Unidade.

Além disso, no dia 19 de fevereiro, a partir das 18h, acontecerá uma animada festa à fantasia, com direito a aulas de dança com os hits do Carnaval. Para finalizar em grande estilo, no dia 20 de fevereiro, o Sesc Juazeiro do Norte realizará, a partir das 16h, o Baile de Máscara – Carnaval da Saudade.  O público infantil e os idosos, claro, não vão ficar de fora. Também no dia 20, eles poderão participar de atividades recreativas e aulas de dança, além de conferir a apresentação do grupo de Ginástica Infantil da Unidade.

 Programação no Crato

O clima de folia também vai chegar ao Sesc Crato, que realizará, de 17 a 19 de fevereiro, sua programação de Carnaval. No primeiro dia, às 9h, o projeto Cordel na Feira colocará o público da Feira Livre do Crato para dançar com o grupo Forró K Cum Nóis. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do cordel “Açude de água salgada”, de Roberto Ferreira. Além disso, no estacionamento da unidade, às 7h30 e 17h30, acontecerá um divertido aulão de ginástica inspirado no carnaval. Além disso, às 7h e 18h, haverá aulas de Hidro Folia.

Um dos destaques da programação do Sesc Crato no dia 18 de fevereiro é a Terreirada de Carnaval, que acontecerá às 18h, na Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados (SCAN). Na festa, estarão presentes os grupos Coco da SCAN – Mestra Naninha, Maracatu do PROCEN e Tambores do Axé. E no dia 19 de fevereiro, na quadra esportiva da unidade, a partir das 16h, haverá carnaval de rua, com apresentação e cortejo com Maracatu Uinu-Êre, Maracatu Cabaçal Nação Tupinambá, Junú e Bloco da Terreirada Cearense e Tambores do Axé. Encerrando a programação, às 19h, o Baile do Sesc Crato promete trazer toda a energia carnavalesca da Orquestra Sonata, além da apresentação da escola de samba rural Unidos do Roçado de Dentro (ESURD), de Vázea Alegre.

Sobre a ESURD

Nasceu naturalmente da diversão de brincantes do Roçado de Dentro, comunidade rural, localizada distante 3km da sede município. No carnaval do ano de 1963, esses brincantes saíram pelas estradas carroçáveis da comunidade. Depois, perdendo a timidez, entram nas ruas da cidade, agradando a população. Com 57 anos de história a ESURD é considerada a única Escola de Samba de origem rural do Brasil. O Roçado de Dentro é celeiro cultural, abrigando manifestações da cultura popular como maneiro pau, penitentes, banda Cabaçal, reisado de caretas, grupos de forró e frevo, festejos juninos, entre outros. Com toda essa diversidade cultural, o Roçado de Dentro, no ano de 2012, venceu edital do Governo do Estado, conquistando grau de Ponto de Cultura Viva. A comunidade de Roçado de Dentro e a ESURD são fontes de pesquisas acadêmicas e de livros lançados. Nara Célia Costa, então estudante da Unifor, no ano de 2009, escreveu trabalho acadêmico sobre as fantasias de carnaval da ESURD; e a jornalista Beatriz Jucá, escreveu o Livro ”Unidos no Roçado”, narrando a história da ESURD.

 Folia com saúde

O Sesc Ceará também irá realizar a campanha Caia na Folia Com Sua Saúde em Dia no mês de Fevereiro, em alusão ao Carnaval, com ações em saúde nas unidades do Sesc Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, além de levar diversas atividades para os centros comerciais, escolas e espaços públicos. A ação tem o objetivo orientar sobre os principais cuidados em saúde que devemos adotar, principalmente durante o Carnaval, com destaque para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), proteção solar, desidratação e alimentação saudável.

No dia 20 de fevereiro, às 16h30, o Terreiro Mestra Margarida, no Sesc Juazeiro do Norte, receberá uma tenda com exposição mediada e orientações sobre prevenção à IST’s , hidratação, cuidados com a pele e os malefícios do abuso de bebidas alcóolicas. Na ocasião, o público terá acesso a serviços gratuitos de higienização facial, quick massagem, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia.

Ainda do Cariri, o Sesc Crato irá promover, no dia 17 de fevereiro, das 8h às 11h30, uma edição do Cordel na Feira no Mercado Municipal Walter Peixoto. O público poderá participar de exposição mediada sobre as IST/HIV/AIDS, hepatites virais e os cuidados com a saúde no período carnavalesco, incluindo distribuição de material educativo e insumos de prevenção. Ações como palestras, panfletagem e orientações também acontecerão em Iguatu, de 17 a 21 de fevereiro.

“Vale destacar que a campanha visa alertar a população sobre a importância de se cuidar durante o Carnaval, mas que é fundamental se proteger e ficar de olho na saúde o ano todo. Vamos promover diversas atividades, entre blitz educativas, bate-papo, visita às escolas e lojas, distribuição de kits com preservativos e outros produtos de cuidado pessoal, para mostrar que é possível, sim, brincar o carnaval com segurança”, explica Lara Mendes, Coordenadora Regional de Saúde.

* Com Ascom.

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".