Arte e Cultura

Semana Padre Cícero: Juazeiro do Norte comemora o 175º aniversário de seu fundador

Por Márcio Silvestre • 19 de março de 2019

Em clima de festa a cidade de Juazeiro do Norte abre o ciclo de romarias do ano realizando mais uma Semana Padre Cícero. O evento faz parte do calendário festivo em alusão ao 175º aniversário do fundador do Município, Pe. Cicero Romão Batista, nascido em 24 de março de 1844. A abertura da 37ª Semana Padre Cícero acontecerá no Memorial, a partir das 8h30, com atração musical, peça teatral e exposição. Durante à tarde, haverá missa na Capela do Socorro, às 15 e às 17h. À noite, sarau de poemas e show com Luciano Brayner, no Memorial.

Com realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, sob a coordenação da Pasta de Turismo e Romaria (Setur) em parceria com as demais Secretarias Municipais, Fundação Memorial Padre Cícero, Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores a 37ª Semana Padre Cícero, terá em sua programação atividades religiosas, culturais, esportivas e educativas.

“Promover a confraternização das famílias e de tantos romeiros que visitam nosso Juazeiro do Norte é um dos objetivos do evento”, afirma a Coordenadora de Romarias da Setur, Ledah Barros, que está à frente da coordenação da Semana Padre Cícero há 6 anos. “Nos últimos anos a Semana Padre Cícero vem se fortalecendo e batendo recordes de público, principalmente nos dias 23 e 24”.

Para o pároco da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, Cícero José, o evento tem crescido e inovado na programação. “Não tem como falar de Juazeiro do Norte sem lembrar-se do Padre Cícero, que iluminado por Deus fixou morada nesta terra. Nós, da comissão de romaria, resolvemos realizar uma programação voltada à formação, para tornar mais conhecidas as propostas do Padre Cícero Romão”, afirma o pároco. Nesse ano a programação formativa inclui: Rodas de conversas sobre a devoção do Padre Cícero Romão ao Sagrado Coração de Jesus, I Conferência da Mulher – situação de violência e estratégias do Padre Cícero em defesa da mulher e o I Encontro com Rezadeiras e Rezadores de Renovação.

Prefeito Arnon Bezerra e o Padre Cícero José na noite de encerramento da 36ª Semana Padre Cícero, em 2018. Foto: Samuel Macedo

De acordo com o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, a Semana Padre Cícero está se consolidando no calendário de visitação dos romeiros. Além de virem cumprir os seus rituais de fé, eles têm buscado homenagear o sacerdote de outras formas, como participando do concurso do bolo mais bonito e criativo. Em 2018, a vencedora veio de Pernambuco. Este ano, a competição será julgada pela Associação de Chefes de Cozinha do Cariri, mostrando a expertise na área gastronômica. “Entre os seresteiros, nós teremos Alagoanos. Eles pediram para cantar para o Padim”, diz o titular da Setur.

Programação

Até o aniversário do Padim, no dia 24, a programação será extensa, incluindo serestas, a distribuição do caldo da Nair, Meia Maratona Padre Cícero, a procissão das flores e o corte do bolo gigante, de 175 metros. No dia 23, à meia-noite, no Largo do Socorro, serão cantados os parabéns. Ao mesmo tempo, uma queima de fogos, na Colina do Horto, vai reforçar o canto de Jota Farias: “O Padre está vivo, ele não está morto”.

Tradicional Caldo da Nair. Foto: Samuel Macedo.

Segue programação completa:

Dia 20

6h – Missa em memória ao Padre Cícero – Largo da Capela do Perpétuo Socorro

9h – Apresentação do musical “O Milagre da hóstia”. A beatificação de um homem pela fé do povo. Quadrilha Nação Nordestina (responsável SETUR)

9h30. Mesa de abertura com autoridades municipais.

10h. Peça teatral “Cajuína” (Allyson Amâncio e Renato Dantas)

11h. Abertura da Exposição “Matrizes que contam histórias. Megalografia de Juazeiro do Norte”, de Cosmo Braz. Curadoria: Cristina Holanda e Sandra Nancy Freire.

18h. Show com Luciano Brayner

18h – Inauguração das Paulinas Livraria – Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores (Programação do Santuário)

18h30. Sarau Poemas para Maria

20h – Momento musical com o cantor Alencastro – Círculo Operário São José

Dia 21

19h – Roda de Conversa sobre a devoção do Padre Cícero ao Sagrado Coração de Jesus – Círculo Operário São José

Dia 22

19h às 22h – 1ª Conferência da Mulher – Tema: Situação de violência e as estratégias do Padre Cícero em defesa da Mulher – Centro de Pastoral Dom Pires

Dia 23

De 14h às 17h – Encontro com as rezadeiras e os rezadores de Renovação ao Sagrado Coração de Jesus – Santuário São Francisco – Transmissão da TV WEB Mãe das Dores e da Rádio Padre Cícero FM

20h – Homenagens ao Padre Cícero na Praça do Socorro

00h – Parabéns e o corte do bolo.

Dia 24

6h- Largada da Meia Maratona Padre Cícero, saída do alto do Seminário, em Crato até a Praça Beata Maria de Araújo, em Juazeiro do Norte.

6h  – Missa – Largo da Capela do Perpétuo Socorro

9h – Missa de aniversário dos 15 anos da Rádio Padre Cícero FM – Salesianos

17h – Missa – Capela do Socorro

17h30 – Acolhida da Procissão das Flores

18h – Renovação ao Sagrado Coração de Jesus e o tradicional Café do Santo

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".