Políticas Públicas

“Selo verde” para todas as escolas de Juazeiro do Norte no 2º e 5º ano

Resultados preliminares do Spaece apontam crescimento no aprendizado
Por Bruna Vieira • 15 de fevereiro de 2019

Aula na Escola de Ensino Fundamental Dom Vicente de Paula Araújo Matos, 11ª colocada de Juazeiro do Norte na avaliação do 2º ano. Foto: Helio Filho/Assessoria de Juazeiro do Norte.

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, Spaece, disponibilizou os resultados preliminares de 2018 aos municípios. Em Juazeiro do Norte, os índices são positivos em todos os anos avaliados (2º, 5º e 9º), com destaque para o 2º e 5º ano (Língua Portuguesa), em que todas as escolas estão com “selo verde”. O ranqueamento é identificado por cores: verde escuro, verde claro, amarelo e vermelho. A Secretaria Municipal de Educação também comemora a redução da evasão escolar, com 11% a mais de matrículas nos últimos três anos. As políticas públicas de valorização dos professores e alunos são apontadas como motivadores dos avanços.

As provas de língua portuguesa e matemática foram aplicadas em novembro do ano passado. Para o secretário interino de Educação de Juazeiro do Norte, Nildo Rodrigues, os resultados são frutos dos investimentos realizados. “Na qualificação do professor, em tornar as parcerias viáveis, temos a UFCA e outras universidades do estado como parceiros, além, da Fundação Lemman. Investimos em fardamento, que há alguns anos não tinha. E mais ainda na aquisição de livros. Outro ponto prioritário é a merenda escolar, com cardápio regionalizado, elaborado por nutricionista, atendendo às especificações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Toda essa gama de melhoramentos favorece nosso objetivo, que é o aluno qualificado”, elencou.

Uma boa base influencia em todo o desenvolvimento educacional e profissional. Aproximar a família da escola tem sido uma das ações desenvolvidas pelo Município. “Nossa maior política é a Escola Integradora, estamos acabando com a evasão escolar. É o fator principal na concepção nova de estimular o aluno a ficar na sala de aula. Quando falta, vamos à casa da família saber a razão que provocou a ausência. Quem tem uma vida sofrida vê no estudo uma oportunidade futura. Temos destaque também no Enem. Isso nos dá uma satisfação muito grande por saber que estamos percorrendo o caminho correto”, apontou Nildo.

Mais Alfabetização

O Spaece revela que todos os alunos do 2º ano estão completamente alfabetizados. A Escola de Educação Infantil Padre Cícero, no bairro do Socorro foi a mais bem avaliada, obtendo classificação acima de 200 pontos. Segundo o secretário, a partir do início do ano letivo, dia 25 de fevereiro, será implementada mais uma política pública, o programa federal Mais Alfabetização, que disponibiliza assistentes de alfabetização para auxiliar os professores.

Juazeiro do Norte saiu da última colocação (índice vermelho/muito crítico) para a 152ª no ranking de municípios cearenses em 2017, alcançando o indicador adequado (verde escuro), que é o máximo na avaliação. São 67 escolas com educação infantil e ensino fundamental. Em matemática, o índice ainda não chegou no nível adequado, porém, o desempenho está melhorando. Em 2017 eram 17 escolas do 5º ano em nível crítico e em 2018 esse número caiu para 15.

A gerente do Ensino Fundamental da Seduc de Juazeiro do Norte, Socorro José de Sousa, avalia que o 9º ano, com histórico de não realizar as provas está evoluindo a cada ano, no que ela chama de “crescimento sustentável”, pois, é um avanço gradativo e contínuo. “Juazeiro saiu de uma situação muito crítica e atualmente se configura como um dos que mais crescem em seus resultados no estado do Ceará. O trabalho do professor é de fundamental importância, é o ator mais importante nesse desempenho. São os mesmos professores que apresentaram dados negativos, mas, que realizam um trabalho louvável. O 9º ano sempre era visto com pouca participação e desempenho ruim. Comemoramos os resultados hoje”, declarou.

 

Alunos matriculados na rede municipal

2016: 29.721

2017: 31.131

2018: 32.982

 

42 escolas oferecem turmas de 2º ano

43 escolas oferecem turmas de 5º ano

32 escolas oferecem turmas de 9º ano

 

Quantitativo de escolas segundo o indicador:

Melhores escolas

Spaece

Criado em 1992, o Spaece oferece informações para formulação e monitoramento das políticas educacionais para melhorar a qualidade do ensino na rede pública do Ceará. Anualmente, são aplicados testes de desempenho e questionários contextuais. Possibilita também uma prestação de contas da qualidade do ensino à sociedade. O bom desempenho reduz as desigualdades intraescolares, repetência e abandono escolar.

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".