Cidades

Secretário de Juazeiro do Norte é nomeado Diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas

Por Márcio Silvestre • 12 de janeiro de 2019

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, foi nomeado Diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, na última quinta-feira (10). A nomeação é uma forma de reconhecimento das ações de fortalecimento do conceito de Smart City do Município.

Ampliar e fortalecer a rede são algumas das atribuições do novo Diretor da Rede, Michel Araújo, que ajudará a ampliar esta visão para os demais municípios do Estado. “Poder levar o nome de Juazeiro do Norte e do Cariri para uma entidade que tão bem representa as ações de fomento ao conceito de Cidades Inteligentes é um reconhecimento e uma forma de mostrar a força e a eficiência que damos as nossas práticas diárias à frente da secretaria e que o interior pode sim ser um modelo a ser seguido diante deste e tantas outras esferas de atuação”, afirma.

A Rede surgiu ligada a Frente nacional de Prefeitos (FNP) com representantes do segmento público, privado e acadêmico, onde o objetivo é promover transformações para as cidades a partir de experiências locais e globais, elaborando pesquisas, desenvolvendo negócios e fortalecendo regiões. A ideia principal do conceito de Cidade Inteligente e Humana é a busca pelo correto uso dos recursos naturais através de práticas sustentáveis aliadas a utilização da tecnologia de ponta colocando o cidadão em primeiro lugar num processo criativo e inovador.

 

Projetos Destaques

Dentre as ações realizadas no âmbito do município, Michel destaca a criação da primeira Lei Brasileira de inovação e Smart City, aprovada em junho de 2018, e que segue todas as orientações do plano diretor de tecnologia para cidades inteligentes e da cartilha de internet das coisas (IoT) do BNDES e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Outra ação que está sendo trabalhada em Juazeiro do Norte é o projeto de Parceria Pública e Privada (PPP) de Cidades Inteligentes. “Esse projeto tem tornado Juazeiro do Norte referencia em eventos nacionais e internacionais de cidades inteligentes, por formular soluçoes criativas para aplicação da tecnologia para serviços públicos, garantindo o bem-estar dos cidadãos”, explica Michel.

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".