Arte e Cultura

Romaria da Mãe das Dores emociona fieis à distância

Por Márcio Silvestre • 16 de setembro de 2020

Entre as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, a mais impactante foi a de distanciamento social, que impossibilita aglomerações e contato com muitas pessoas. Em outros anos, o dia 15 de setembro de 2020, Juazeiro do Norte celebrava mais uma romaria da Mãe das Sores, sua padroeira, recebendo milhares de devotos de todo o Brasil. A fé e a esperança de dias melhores aqueceu o coração dos romeiros, que à distância puderam acompanhar a programação da romaria.

Ao meio-dia deste dia 15 de setembro, sob o repicar dos sinos, a “Despedida do Romeiro e Bênção do Chapéu” foi realizada no interior da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte – CE, com o mesmo sentimento de saudade característico desse momento.

Reunidos à volta de seus altares domésticos, receberam a bênção do bispo da Diocese de Crato – CE, Dom Gilberto Pastana, que lhes dirigiu palavras de esperança, principalmente nestes tempos difíceis de enfrentamento a uma das doenças mais letais da história recente: a pandemia do novo coronavírus. “Esta é a minha 4ª romaria, e eu também fico particularmente emocionado com esse momento. Estamos geograficamente distantes, mas unidos na mesma fé”, disse o pastor diocesano.

Engajamento virtual da fé

Tradicionalmente, na Bênção do Chapéu e Despedida dos Romeiros é divulgada a quantidade de peregrinos registrados na sala de atendimento. Por causa da pandemia, os números foram contabilizados a partir da participação nas redes sociais da Basílica Santuário, para onde a programação da Festa e Romaria de Setembro foi adaptada. De acordo com o relatório do setor de Comunicação, emitido por meio do site “Reportei”, do dia 29 de agosto a 14 de setembro, mais de 6 milhões de internautas foram alcançados.

O Facebook contabilizou mais de 2, 4 milhões de internautas. As cidades mais alcançadas foram, respectivamente: Juazeiro do Norte (130.527), São Paulo (92.644), Fortaleza (40.214), Rio de Janeiro -RJ (35.342), Maceió – AL (34.785), Natal – RN (32.596) e Crato – CE (22.953). Enquanto o Instagram registrou mais de 1, 5 mil internautas, sendo Juazeiro do Norte – CE (4.674), Maceió – AL (1.035), Crato – CE (680), Fortaleza – CE (466), Natal – RN (358) e Recife – PE (288) as cidades com maior alcance. Já no YouTube  foram mais de 2, 3 mil visualizações.

* Com informações da Ascom Diocese do Crato. Fotos: Thais Cândido / Estagiária da Assessoria de Comunicação da Basílica Santuário

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".