Cariri Sustentável

Reaproveitamento: há dez anos, em Juazeiro do Norte, Seu Pedro e Dona Maria produzem sabão a partir do óleo de cozinha

Por Edição Cariri • 12 de novembro de 2020

Por Joelton Barboza

Práticas que promovam o reaproveitamento e a sustentabilidade são cada vez mais bem-vindas, tendo em vista que o planeta clama por socorro. Desenvolver ações visando o bem-estar do planeta é sinônimo de responsabilidade, consciência, educação, empatia e, principalmente, amor ao próximo, ao meio ambiente e aos animais.

Diversas empresas, fábricas e indústrias estão aderindo ao conceito de sustentabilidade e passando a usar material reciclável na confecção de seus produtos, e é importante que a população dê preferência a essas empresas, pensando assim em um futuro melhor para a nação. Algumas pessoas tomam iniciativas sozinhas, ou com seus parceiros, e começam um trabalho que é lucrativo e ao mesmo tempo sustentável, como é o caso de Maria Luiza e Pedro de Jesus.

Ela é camelô em Juazeiro do Norte e ele ex-caminhoneiro. O casal, há uma década, fabrica sabão a partir do óleo de cozinha usado. Eles destacam que produzem em média de 60 a 80 quilos por mês. O local de fabricação fica no fundo da casa, onde foram improvisadas uma batedeira elétrica e uma cortadeira para auxiliar no trabalho.

O dinheiro angariado com a ação é uma renda complementar e ajuda a manter a casa, onde moram com uma filha. “Compramos o óleo usado e no processo usamos também soda, essência e água, que são batidos juntos durante 25 ou 30 minutos, depois é levado à forma, onde retiramos após 12 horas. O pacote com aproximadamente 1kg e cinco barras é vendido a R$ 5,00”, disse Maria.

Ela destaca que está se distanciando desse trabalho em específico e focando apenas nas demais atividades, devido ao problema de saúde que demanda esse cuidado. A produção do sabão está a cargo, agora, apenas do seu esposo. O material produzido é vendido por encomenda a várias pessoas da região e também a pequenos comerciantes.

Se for comparado o preço e a quantidade com um sabão comprado no supermercado, o consumidor economiza R$ 3,67, ou seja, há uma diferença de 43,35% de um produto para o outro. Encomendas podem ser feitas por meio do número 88 9 8807-2584 e no endereço localizado na Rua Engenheiro José Batista, n° 304, bairro Triângulo em Juazeiro do Norte/CE.

Edição Cariri