Cariri Sustentável

Projeto Bio + da UFCA concorre a prêmio nacional

O Projeto Bio + da Universidade Federal do Cariri (UFCA) concorre ao prêmio “Alimentação em foco”, da Fundação Cargill. O projeto faz parte do Programa de Extensão Enactus.
Por Redação Cariri • 8 de outubro de 2020
Por: Sabrina Sterwrs

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos que incentiva jovens a participarem e conhecerem sobre o mundo empreendedor, para isso, incentiva ações de cunho nacional e internacional. A rede organizacional foi fundada em 1975 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1998, desde então fornece aos estudantes e líderes acadêmicos, oportunidades de desenvolver atividades comunitárias e sociais. As ações aplicadas visam o crescimento pessoal e profissional de cada envolvido na rede, transformando suas experiências com o empreendedorismo em possibilidades de mudar vidas.

Produção de alimentos orgânicos em Crato. (Foto: arquivo pessoal Enactus)

Ao todo, mais de 1730 instituições são contempladas com as ações da rede. Este ano, a Enactus Brasil e o Programa de Extensão Enactus, através do projeto Bio + concorrem ao prêmio “Alimentação em foco”, o prêmio é ofertado pela Fundação Cargill. A Fundação foi criada em 1973 e atua na produção de alimentos sustentáveis.

Desperdício de alimentos

No Brasil, quase 30% de todo o alimento produzido é desperdiçado. Diversos são os fatores que levam a este resultado, dentre eles a fabricação em excesso e o transporte. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura), mais da metade do desperdício de alimentos é provocado ainda nos primeiros processos até o armazenamento. Para que se entenda o quão prejudicial é o desperdício de alimentos, faz-se necessário apresentar pontos econômicos e ambientais.

Os prejuízos ambientais vão de gastos de recursos como água e grandes áreas de vegetação, a carne, por exemplo, demanda de grandes áreas de pasto e vegetação, contribuindo para o aumento de consumo da água. A necessidade do transporte contribui para a produção de monóxido de carbono (CO). O uso de agrotóxicos e seus impactos no meio ambiente, a produção de lixo e o descarte de embalagens, são alguns pontos que podem ser citados. Já os prejuízos econômicos vão desde alta nos preços à interferência nas compras pelo consumidor. Os dois lados, consumidor e empresário, são afetados nessa situação, por isso, é fundamental um consumo consciente.

 BIO +

O Projeto existe desde 2017 e atua nas cidades de Barbalha, Tarrafas e Crato, desenvolvendo produções de hortaliças, através do ciclo vitae. “A equipe possui um biodigestor rural, onde são fabricados os gases de cozinha e os fertilizantes, originados de dejetos de animais.  Conta ainda com jardim filtrante, reutilizando as águas cinzas da casa para irrigação, composteira e minhocário. Atualmente tem sua própria produção através de um polo sustentável com a fabricação de produtos orgânicos, em Crato, objetivando retorno financeiro para o desenvolvimento das ações”, aponta Laryssa Evangelina, Presidente do Time Enactus.

Equipe Enactus em ação. (Foto: arquivo pessoal Enactus)

O Bio + está em sua terceira edição concorrendo em prêmios na Fundação Cargill. 2018, 2020 e 2021. O propósito do evento é analisar propostas para uma alimentação a cada dia mais sustentável e consciente.

Redação Cariri