Cariri Sustentável

Projeto agrossilvipastoril é modelo de prática sustentável em Barbalha

Comunidade filantrópica é beneficiária do projeto
Por Bruna Vieira • 11 de abril de 2019

(Sistema agrossilvipastoril permite a produção agropecuária de forma sustentável. Foto: Assessoria Unileão.)

 

Há seis meses a comunidade Aliança de Misericórdia aplica o projeto agrossilvipastoril em suas atividades agropecuárias em Barbalha. O sistema é uma prática ambiental que minimiza as agressões ao meio ambiente, diversifica a produção e recupera áreas degradadas. É o plantio e criação animal de forma sustentável. Além disso, é utilizada como forma de reintegração dos dependentes químicos tratados na instituição que gera como resultado, produtos agrícolas orgânicos.

As ações sociais ganham reforço com a sustentabilidade ambiental graças a uma parceria com o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, Unileão. A coordenadora Juliana Almeida destacou que a região oferece atividades rentáveis com respeito ao meio ambiente. “Devido a comunidade estar inserida em uma Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, percebeu-se a importância de se desenvolver um projeto que permitisse a atividade de plantio de maneira sustentável e que, ao mesmo tempo, proporcionasse uma produção ecologicamente correta e com rentabilidade social”, apontou.

O processo é realizado com base no compartilhamento de informações e o trabalho coletivo. Antes da implantação do sistema, as pessoas atendidas na Aliança de Misericórdia receberam capacitação ambiental. Após essa etapa foi oferecido o suporte técnico para as atividades que seriam executadas, como o cultivo de plantas para a fixação de nutrientes no solo e o estabelecimento definitivo do método.

O projeto é desenvolvido pelos professores Marcos Vinícius Furtado e Niraldo Muniz com as estudantes Maria Thais de Macedo, Laryssa Lobo e Raiany Leite. A entidade trabalha com a recuperação de dependentes químicos e tem interesse em expandir a produção com a criação de caprinos leiteiros, dentro do sistema agrossilvipastoril.

 

(Com assessoria)

 

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".