Notícias

Primeira cirurgia cardíaca em criança é realizada pelo Hospital do Coração, no Cariri

A partir de agora, não é mais necessário enviar crianças e adolescentes à Fortaleza para o tratamento de doenças cardíacas
Por Edição Cariri • 18 de dezembro de 2020

Agora, o Hospital do Coração do Cariri (HCC), em Barbalha, realiza cirurgia cardíaca pediátrica e comemora o sucesso do primeiro procedimento feito na região. Sendo assim, a equipe de cirurgias cardiovasculares do Hospital do Coração uniu-se à equipe da UTI Pediátrica e conseguiram oferecer o procedimento médico as cirurgias para o tratamento de doenças cardíacas congênitas em crianças. A paciente é uma menina de 8 anos, que mora na cidade Missão Velha, e passou, no último dia 09, por uma cirurgia para fechamento de comunicação intaratrial, uma cardiopatia congênita.

“Antes era necessário o deslocamento para a capital cearense, bem como para outros estados para a realização desse tipo de procedimento e demais tratamentos de patologias do coração, como a Comunicação Intraventicular, coarctação da Aorta, canal arterial, doenças que agora podem ser tratadas na própria região, sem necessidade de longos deslocamentos”, disse Dr. Samuel Soares, cirurgião cardíaco.

Estima-se, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que cerca de 130 milhões de crianças no mundo tenham algum tipo de cardiopatia congênita. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são dez casos a cada mil nascidos vivos, estimando em 29 mil o número de crianças que nascem com cardiopatia congênita por ano e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano de vida.

CATEGORIA:

Edição Cariri