Notícias

Primeira cidade do interior cearense a iniciar vacinação, Barbalha já aplicou o imunizante em 603 pessoas

Por Edição Cariri • 25 de janeiro de 2021

A campanha de vacinação contra o coronavírus, assim como em todo o Brasil, segue acontecendo também no Cariri. Iniciada na última terça-feira, 19, pela cidade de Barbalha, o Município já imunizou, até sexta-feira, 603 profissionais da área da saúde que estão atuando no enfretamento ao vírus. Em todo o estado, mais de 33 mil pessoas já foram vacinadas até o último sábado, 23.

Todos os auxiliares de serviços gerais, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos que estão ligados às urgências, emergências e que cuidam dos pacientes na enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Ala Covid do Hospital Santo Antônio, referência no atendimento de pessoas infectadas, já foram imunizados com a primeira dose da vacina.

O imunizante foi distribuído pela Secretaria de Saúde de Barbalha. A enfermeira, gerente de Qualidade Hospitalar e coordenadora da Ala Covid, Priscilla Couto, se emocionou. Ano passado, Priscilla teve Covid, ficou em quarentena, chegou a ser internada na ala, felizmente se recuperou bem e de imediato voltou ao trabalho. “Desde fevereiro a gente vem salvando e perdendo paciente para a Covid”, desabafou.

Foto: Joelton Barboza

Na última sexta-feira, 22, mais 2 milhões de doses da vacina produzida pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford, chegaram ao Brasil. Dessas, 72.500 doses foram enviadas para o Ceará na noite de sábado, 23. Para o Governador Camilo Santana, esse é mais um passo importante. “Essa vacina possui parceira da Fiocruz com Oxford e em breve estaremos produzindo-a aqui no Brasil, assim que o produto farmacêutico chegar da China”, disse.

Esse imunizante em específico possui 70% de eficácia e é necessária aplicação de apenas uma dose, diferente da Coronavac, que possui 50% de eficácia com aplicação de duas doses. O Governador ainda anunciou que irá chegar mais um terceiro lote com 33.200 doses, na tarde dessa segunda-feira, 25, vindo de São Paulo.

Panorama no Brasil

Em uma semana de vacinação contra a Covid-19 o Brasil já imunizou pelo menos 618.626 pessoas, de acordo com um levantamento feito pela CNN. Os dados, atualizados neste domingo, 24, tem como base informações das prefeituras e governos estaduais que divulgaram o balanço preliminar da vacinação.

O estado de São Paulo lidera a imunização com mais de 132 mil pessoas imunizadas. Depois aparecem o Rio de Janeiro, onde 89.237 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, e o Rio Grande do Sul, que já imunizou 76.260 pessoas.

Vacinação global

No mundo já são quase 40 milhões de vacinados contra o coronavírus. Os países com mais vacinados são os Estados Unidos da América (EUA), com quase 13,7 milhões de doses aplicadas, e a China, com 9 milhões. Pelo menos 51 países já começaram algum tipo de vacinação fora dos testes.

CATEGORIA:

Edição Cariri