Arte e Cultura

Os 3 pilares para empresas pequenas se tornarem grandes

Por Redação Cariri • 21 de maio de 2020
Foto: freepik

A CARIRI Revista dá continuidade à série de reportagens sobre economia e investimentos, com dicas do empresário André Rabelo. Hoje abordaremos os pilares fundamentais para consolidar o seu negócio. Boa leitura!

Por André Rabelo

Gestão

Uma boa gestão empresarial é primordial para que um negócio se mantenha competitivo no mercado. Afinal, ela é um importante instrumento para a melhoria constante de processos da empresa, para a criação de um ambiente de trabalho saudável e para a conquista de uma performance satisfatória. Quando falamos de gestão, não é apenas em ser um gestor de pessoas ou de números, mas sim de uma gestão plena, onde contempla todos os pilares da empresa, financeiro, administrativo, pessoal, tecnológico e comercial.

Não importa se você trabalha como commodities ou com produtos supérfluos, independente se sua margem de contribuição seja de 1% ou 500%, se não tiver uma boa gestão, a má gestão não irá te perdoar e irá sucumbir seu negócio.

Abílio Diniz, atualmente um dos maiores empresários do Brasil, tem como um dos seus maiores diferenciais a sua habilidade em gestão. Após concluir o curso de administração, seu pai decidiu investir em um novo negócio, o supermercado. O primeiro Pão de Açúcar continua na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo. Em 1968, já contava com 40 lojas e mais de 1.500 funcionários.

Mas não foi nada fácil. Abílio também enfrentou diversos problemas, como uma grande reestruturação administrativa nos anos 1990. E nesse momento ele provou seu conhecimento em gestão na prática. Nessa restruturação sua boa gestão fez a empresa sair da crise mais forte que antes e, logo em seguida, começou a crescer e não parou mais.

Atualmente Abílio Diniz é presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Oportunidade

Quanto MAIOR for à necessidade, MENOR será a oportunidade.  E certamente não se ganha dinheiro pela necessidade, mas sim pela oportunidade. Isso mesmo! Talvez, esse seja o motivo de muitas tentativas sem sucesso. No momento que iniciamos um negócio já necessitando do resultado de algo que ainda não existe, estaremos totalmente em desvantagem, ou seja, na zona da necessidade.

Dentro de todas as experiências que adquirimos ao longo da vida, precisamos potencializar esse conhecimento para saber identificar o que é de fato oportunidade e o que é necessidade. Muitas instituições implementam a política empresarial onde a necessidade da organização dita às regras, isso significa que quanto menor for à necessidade maior será a oportunidade.

É um assunto de simples compreensão e é uma chave que abre várias portas. Quando abrimos um negócio apenas porque estamos precisando ganhar dinheiro, certamente estamos na zona de necessidade. No entanto, quando o motivo ao qual irei empreender é a percepção da necessidade do outro, o mercado não tem o produto com a qualidade que consigo produzir, ou quando sou exclusivo na região e temos diferenciais competitivos que o mercado não possui, a realidade é outra.

 Perícia   

Um dos maiores diferenciais de uma organização ou de um profissional é sua capacidade de fazer bem feito, o mercado está cada vez mais exigente, não adianta apenas entender dos assuntos ou saber fazer, a relevância é ser perito no que você faz.

Os profissionais medíocres apenas fazem por fazer, acreditando que sabem de tudo e estão muito conformados acreditando nessa ideia. Eles não possuem consciência da necessidade de nunca parar de buscar aperfeiçoamento e reciclar os seus conhecimentos.

Conhecimento é alimento, não adianta se alimentar apenas uma vez! O conhecimento é diário, intenso e a busca deve ser incansável. O seu desejo de se preparar deve ser maior do que o desejo de vencer. A perfeição é a mãe da repetição.

Perícia significa:

*Sabedoria, prática, experiência, habilidade em alguma ciência ou arte
*Análise técnica ou exame por um perito ou especialista.

Quero dizer que quanto mais eu repito uma ação, ou o que faço profissionalmente, chegarei à perfeição. Ao chegar à perfeição serei perito no meu negócio, especialista ou referência.

Um dos maiores fatores que pode levar o seu negócio para um grande destaque é a capacidade de ser perito na sua área. Esse diferencial irá gerar valor, respeito e grandeza à sua empresa. Trabalhar a experiência do cliente e a qualidade do seu produto mudará a história do seu negócio.

Gestão + oportunidade + perícia = Dinheiro

 Que você tenha consciência da necessidade de ter gestão na sua empresa. Use o seu faro empreendedor para perceber todas as oportunidades que surgirem a sua frente, decida ser o melhor na sua área e como consequência os resultados baterão a sua porta.

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Essa é uma coluna de opinião. As informações e ideias expressas neste espaço são de responsabilidade única do autor.
Sobre o autor:

Olá, muito prazer, sou André Rabelo! Sou empresário do ramo de gastronomia, turismo e hotelaria, mas te digo logo que nem sempre foi assim. Já fui empacotador de supermercado e pra conseguir a liberdade financeira que tenho hoje, foi através de muito trabalho e um conceito chamado Faça Mais Com Menos, no qual consegui empreender mesmo sem dinheiro.

Instagram: @andrerabelo777

 

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