Arte e Cultura

Nutricionista orienta como evitar excessos nos festejos juninos

Por Márcio Silvestre • 21 de junho de 2019

No Nordeste é assim: as festividades juninas animam as cidades e tomam contas das ruas, contagiando o comércio, escolas, trabalho e demais grupos sociais. Nos arraiais não podem faltar alegria, quadrilha junina, música regional e principalmente as comidas típicas. As mesas fartas de baião de dois, paçoca, canjica, munguzá, pipoca, bolos, cocada e pamonha, deixa qualquer um com água na boca. É tanto festejo e variedade de pratos , que exagerar na alimentação pode ser uma tentação.

Quem vai aproveitar os festejos, deve optar por uma alimentação mais leve e prestar atenção nas condições de higiene. É importante verificar se os alimentos estão em local limpo e devidamente acondicionados. De acordo com a Nutricionista Especialista em Pediatria, Ingrid Bispo, ter uma alimentação saudável é comer de tudo de forma equilibrada.

A Nutricionista Ingrid Bispo dá dicas de como evitar excessos nos festejos juninos .

“Se vai para algum Festejo Junino a noite, tente se alimentar bem durante o dia, inclua os alimentos de  todos os grupos , principalmente frutas, verduras e legumes. A mesa que será posta terá uma enorme variedade, por isso é importante ter autocontrole e comer com moderação. Escolha os alimentos mais saudáveis! Fuja de alguns itens hipercalórico como a maçã do amor, arroz doce. Se possível, troque o refrigerante por suco. E se tiver música,  aproveite a oportunidade para dançar! No outro dia, volte sua rotina, sem peso, sem culpa!”, destaca Ingrid.

Ainda não sabe onde passar o São João? A CARIRI Revista lançou algumas dicas de festejos juninos acessíveis e com programação diversificada, para saber mais, confira:

Festas Juninas com programação gratuita. 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".