Arte e Cultura

Nota de pesar pelo falecimento do historiador Daniel Walker

Por Márcio Silvestre • 11 de julho de 2019

O Cariri amanheceu mais triste. Faleceu nesta quinta-feira (11) o professor e historiador juazeirense Daniel Walker, aos 71 anos, deixando um legado importantíssimo para a história e cultura da região. Em nota, o Município de Juazeiro do Norte decretou três dias luto oficial em memória de Daniel Walker.

Natural de Juazeiro do Norte, Daniel nasceu em 6 de setembro de 1947, filho de José Marques da Silva e de Maria Almeida Marques. Casado com a também professora Tereza Neuma de Macedo e Silva Marques, teve dois filhos. Em vida deu provas inequívocas do seu amor por a terra do Padre Cícero, além de contribuir enormemente para a valorização e difusão da história de Juazeiro do Norte e do sacerdote, fundador de Juazeiro, e da educação.

Era detentor de um grande acervo relacionado à historia do Município, além ter escrito diversos livros sobre Juazeiro do Norte e o Padre Cíero, o último lançamento trazendo um resgate importante da Praça Padre Cícero, recém-reinaugurada na administração do Prefeito Arnon Bezerra, depois de ampla reforma com adequação aos traços originais do espaço. O livro faz um resgate de momentos e personagens da Praça.Administrava o conhecido site Portal de Juazeiro, além de ter atuado na rádio Iracema entre 1965 a 1971, sendo também correspondente do jornal O Povo, de Fortaleza. Foi professor no Colégio Estadual de Juazeiro do Norte, Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, Escola Técnica de Comércio, Colégio Menezes Pimentel, Escola de 2º Grau Governador Adauto Bezerra e do Cursinho Pré-vestibular Objetivo, além de ingressar no quadro de professores da antiga Faculdade de Filosofia do Crato em 1982, hoje Universidade Regional do Cariri (URCA).

Daniel foi uma das principais referências quando se tratava da história de Juazeiro do Norte, o seu passado, personagens, e o processo de desenvolvimento. Um filho de Juazeiro do Norte que resgatou em muitos a alegria de ser deste Município.

O velório do escritor estará acontecendo a partir das 17 horas, na funerária Anjo da Guarda, em Juazeiro do Norte. A missa de corpo presente será nesta sexta-feira, 09h30, e o sepultamento às 10h30, no cemitério Anjo da Guarda.

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".