Arte e Cultura

Mural de grafite homenageia o artista Luiz Karimai

A obra foi feita entre os dias 12 e 14 de abril e faz parte de um projeto que busca colorir a cidade de Juazeiro do Norte.
Por Márcio Silvestre • 16 de abril de 2019

A Rua Antônio Nunes de Alencar, no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, amanheceu mais colorida nesta semana. Um mural feito pelo Grupo de Grafiteiros do Projeto Arte Humanitária (PAH), homenageando o artista plástico Luiz Massaki Karimai encanta a todos que passam pela localidade.

A obra faz parte de um projeto que busca utilizar a arte do grafite para colorir a cidade. De acordo com o grafiteiro Pakato Dias, o mural em homenagem ao artista Luiz Karimai é a primeira obra do projeto. “A ideia já vinha de muito tempo, mas por falta de recursos ainda não havíamos colocado em prática. Assim que apareceu um local, resolvemos investir por conta própria neste trabalho. Para realização de grafite de muralismo o dono do muro precisa autorizar a realização da obra”, destaca o artista sobre a importância de a sociedade contribuir concedendo o muros que possam servir de mural.

As cores de Karimai

Faz nove anos que Luiz Karimai faleceu. Em vida, o artista influenciou os integrantes do PAH em seus primeiros passos nas artes visuais. “Quando éramos crianças brincávamos na casa de Karimai. Lembro de vê-lo pintar suas tela no jardim de sua casa. Aquilo despertou nosso interesse na pintura” ressalta Pakato, que atribui à Karimai a sua iniciação na arte. “Karimai era muito generoso. Ele trouxe à comunidade uma oficina  ministrada pelo xilógrafo Stênio Diniz”, relembra.

O mural traz ainda referências à obra de Luiz Karimai, como a retratação da estrada do horto e os pássaros, elemento recorrente em suas pinturas, informa a Jornalista Clara Karimai, filha do artista. “Achei o trabalho lindo. Surpreendente o resultado pela verossimilhança do semblante de paz e serenidade que o meu pai transmitia”, afirma Clara.

Conheça um pouco mais sobre Luiz Karimai lendo também:

À procura da poesia
A descoberta de Karimai

Grupo de Grafiteiros do Projeto Arte Humanitária: Fabiano Dias, Adriano Barros, Paulo Duplex, e Pakato Dias, responsáveis pelo Mural. (Foto: Daniel lamar e Paulo Preto Bomba)

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".