Cariri Sustentável

Municípios do Cariri recebem certificação ambiental

Por Márcio Silvestre • 26 de novembro de 2018

Cinco municípios da região do Cariri foram reconhecidos pelo Programa Selo Município Verde (PSMV), do Governo do Estado do Ceará. A certificação ambiental pública é responsável pela identificação e premiação dos municípios cearenses que atendam a critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e que possam promover melhor qualidade de vida aos cidadãos.

O PSMV avalia, a cada dois anos, os municípios conforme seu compromisso com a sustentabilidade, considerando a gestão ambiental realizada no recorte administrativo municipal. Dentre os 24 municípios que receberam a outorga, nas categorias B e C da edição de 2018, cinco são da região do Cariri.

De acordo com as normas estabelecidas pela premiação, a Categoria B retrata um cenário de sustentabilidade ambiental mediana, considerando que as ações ambientais exercidas no âmbito do território apresentam coerência com o que determina os preceitos legais de gestão ambiental urbana. Nesta categoria foi certificado o município de Brejo Santo.

Já a Categoria C significa que o município implementa ações de sustentabilidade ambiental, mas ainda são incipientes, o que indica que o município está no caminho certo, mas é necessário que os munícipes e gestores passem a atender aos critérios estabelecidos nas diversas políticas afeitas à área ambiental. Nesta categoria foram certificados os Municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Várzea Alegre, no Cariri.

 

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".