Arte e Cultura

Mostra Sesc Cariri: mais de duas décadas de fortalecimento cultural

Por Márcio Silvestre • 11 de novembro de 2019

Sorrisos, encontros e alegria povoam o Cariri, nestes dias quentes de novembro, dando um colorido pulsante à região que respira cultura. O efervecente entusiasmo impulsionado  pela Mostra Sesc de Culturas Cariri é um convite à população vivenciar dias de troca e vivências artísticas. Durante os dias 08 e 12 de novembro, mais de 3 mil artistas circulam por 23 municípios do Cariri, transformando as praças, becos, feiras e ruas em palcos livres e diversos.

Além da vasta programação cultural, a Mostra Sesc impulsiona alguns setores da economia, fortalecendo negócios da região e gerando empregos direta e indiretamente. O grande fluxo de artistas, técnicos e público fortalece o comércio e serviços, bares, restaurantes, transporte e a rede hoteleira. O Presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, enfatizou o papel social da Mostra Sesc, em fala durante o lançamento do evento, na última sexta-feira, em Crato. “Temos que honrar sempre e fazer com que esse legado possa (Crato), que tanto me honra e que me recebeu tão bem”, destacou.

Expansão da Mostra

“A mostra é esse lugar que realmente difunde e comunica para o Brasil e para o mundo a importância do Cariri”,  enfatiza o Gerente de Culturas do Sesc CE, Chagas Sales. Nessa edição, a curadoria fez um recorte com foco em produções culturais e contemporâneas que dialogam com o patrimônio da cultura popular.

De acordo com Chaga, neste ano o Sistema Fecomércio inaugurou uma nova etapa da Mostra Sesc, expandido o evento para outras regiões do estado. “A partir do momento que a gente percebeu que estava encerrando um ciclo de 20 edições , tivemos a ideia de expandir a Mostra, que é uma tecnologia social. Esse ano, a gente já realizou uma Mostra Sesc de Culturas Sertão Central, isso fortaleceu muito os grupos de tradição das cidades de Quixadá e Quixaramubim. Próximo ano pretendemos expandir para a Serra da Ibiapaba”, afirma.

Influência nacional

Pensar a longevidade da Mostra, com duas décadas de experiência artística construída com muita sinceridade e sensibilidade, é fundamental para se entender a importância desse projeto, pontua o Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.  “Observo que ao longo desses 20 anos a Mostra continua vibrante, inspirando e trazendo mais gente pra cá. A Mostra Sesc já virou um mito, uma referência que vai para além das questões que acontecem concretamente”, destaca Marcos, que acompanhou o projeto desde o seu planejamento nos anos 90.

O crescimento e expansão do evento são reflexos da influência dessa tecnologia social. “A Mostra Sesc de Culturas Cariri é um grande laboratório, um celeiro de experiência para a instituição e pessoas que trabalham na região. Todos os anos a gente trazia um grupo de técnicos de vários estados para estagiar e aprender juntos. A Mostra obviamente influenciou o Brasil inteiro. Hoje a gente tem um projeto chamado Aldeias, que existe há uns 15 anos, nasceu a partir dessa experiência aqui”, destaca.

Fotos: Carlos Eduardo e Márcio Silvestre. 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".