Arte e Cultura

Mostra Itinerante democratiza o acesso à 7ª arte

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará vai exibir produções cearenses pelo interior, além de oferecer oficina de animação e cineclubismo para alunos de escolas municipais
Por Márcio Silvestre • 4 de dezembro de 2018

Um caminhão transformado em sala de cinema pegou a estrada no último dia 1º de dezembro, com destino a 30 cidades cearenses, iniciando a V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, que circula pelo estado até o dia 21 de fevereiro. Na região do Cariri, Municípios como Abaiara, Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Jardim, Jati, Potengi e Tarrafas estão dentro do percurso.

A iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em convênio com o Ministério da Cultura (MinC), realizará 60 sessões gratuitas de cinema para crianças e adolescentes de escolas públicas e população em geral. O projeto nasceu da necessidade de democratizar o acesso à cultura e ao lazer, por meio de conteúdo audiovisual, para uma parcela da população que não tem acesso às salas comerciais de cinema. Durante os 60 dias de programação, serão exibidos filmes de curta e longa-metragem, produzidos por diretores cearenses, com classificação indicativa livre.

Na V Mostra Itinerante de Cinema, serão exibidos sete filmes, sendo um o longa “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, obra de Helder Martins, e seis curtas e médias metragem que contemplam os gêneros consagrados na linguagem cinematográfica: os documentários “Becco do Cotovelo”, de Pedro Cela e Eduardo Cunha, “Couro Tecido”, de Adriana Barbalho, e “Negro lá, negro cá”, de Eduardo Cunha de Souza, as ficções “Céu Limpo” de Marcley de Aquino e Duarte Dias, e “Doce de Coco”, de Allan Deberton, e a animação “Esaú, o contador de história”, de André Dias.

Em algumas cidades, também haverá exibição extra de produções que tiveram o município como locação. A curadoria da Mostra é de Duarte Dias, coordenador de audiovisual da Secult e curador de cinema do Cineteatro São Luiz. “Essas são, a nosso ver, as obras que, delimitadas num curto espaço de exibição, representarão os anseios de uma política cultural voltada para o audiovisual que não se resume apenas ao entretenimento, mas à reflexão e pensamento que a sétima arte é capaz de proporcionar”, explica.

Foto: Assessoria de Comunicação da Secult

Cinema e Diversão Garantida

Na “bagagem”, o caminhão adaptado leva um projetor digital de 10 mil lumens, uma tela com dimensão de 8×6 metros que lembra um cinema convencional e os filmes que serão exibidos. Do lado de fora da estrutura, as crianças podem se servir de pipoca e refrigerante gratuitamente. As exibições ocorrem principalmente em bairros mais afastados do centro do município.

Na estrada

A primeira cidade a receber o caminhão cinema foi Aracati, de lá o projeto seguirá viagem para os municípios de Jaguaruana, Palhano, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Umari, Jati, Jardim, Barbalha, Abaiara, Crato, Caririaçu, Altaneira, Tarrafas, Potengi, Iguatu, Banabuiú, Quixadá, Ibicuitinga, Monsenhor Tabosa, Ipaporanga, Hidrolândia, Forquilha, Pentecoste, Guaiúba, Redenção, Barreira e Pindoretama.

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura (MinC), com produção executiva do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (Isaac) e apoio cultural do Banco do Nordeste.

Circuito de Cinema no Cariri

Jati (19 a 20/12)
Jardim (21 a 22/12)
Barbalha (26 a 27/12)
Abaiara (28 a 29/12)
Crato (08 a 09/01/2019)
Caririaçu (10 a 11/01)
Altaneira (12 a 13/01)
Tarrafas (14 a 15/01)
Potengi (16 a 17/01)

A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook e para obter mais informações acesse o site da Secult.

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".