Arte e Cultura

Mostra 21: festival se encerra nesta segunda-feira, 27, com lançamento da Revista Sétima

Por Márcio Silvestre • 27 de janeiro de 2020

Exibir filmes é mais do quê promover o entretenimento é um ato político e necessário para ampliar o olhar e adquirir novos conhecimentos. Quem participou da 10ª edição da Mostra 21 “O amanhã se faz com filmes”, maior festival de cinema do interior do Ceará, teve acesso a uma vasta programação com mais de 40 obras de diferentes nacionalidades, épocas e gêneros. O encerramento da mostra acontece nesta segunda-feira, 27, às 19h, no Sesc Juazeiro do Norte, com exibição do filme Border [Dir. Ali Abbasi, Dinamarca/Suécia, 2018]. Após a exibição será realizado, às 21h, no Refúgio Café e Bar, o coquetel de lançamento da 43ª edição da Revista Sétima, que traz como temática a Mostra 21.

O cinema como obra de arte com foco no pensamento crítico e político é uma ferramenta de transformação pessoal e social. O mediador de cinema e idealizador da mostra, Elvis Pinheiro, à frente da maratona de 21 dias ininterruptos de exibições e debates, comemora o sucesso da décima edição. Para ele, a receptividade e interação do público consolida a  Mostra 21 como o maior festival de cinema do interior do estado.

Em 2020, a Mostra 21 foi realizada pelo Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que desenvolve ações desde o ano de 2012. Entre elas, estão a Revista Sétima de Cinema, com material produzido pelos próprios integrantes, e filmes como o documentário “Sales e Sala”. O grupo também foi responsável pela vinda da Mostra Varilux, festival de cinema francês, para o Cariri.

“O cinema é uma arte muito potente e colocar toda essa força dentro de uma Mostra com 21 dias seguidos é rojão! Precisa-se de muita energia, assistindo um, dois, às vezes três filmes seguidos. E aí você chega em casa com a cabeça a mil, matutando tudo que você viu naquele dia, mas é tão gostoso que no dia seguinte você já está pronto pra conhecer novas obras. São 21 dias de muito aprendizado e diversão que, sem sombra de dúvida, nos colocam num lugar de percepção de seres políticos que somos, desde a decisão de participar do evento, até o debate da última sessão do dia”, ressalta Ailton Jesus, membro do Grupo de Estudos Sétima de Cinema.

43ª Revista Sétima

Inspiradas na temática da Mostra “O amanhã se faz com filmes”, as produções da Revista Sétima explorarão as ideias e a estética das obras exibidas no Festival. Quem participou da Mostra, pôde assistir desde a clássicos de Charles Chaplin a Dor e Glória, filme recém produzido do diretor Pedro Almodóvar, que recebeu vários prêmios em renomados festivais pelo mundo, além de várias indicações ao Oscar.

Pesquisando e promovendo ações desde 2012, Grupo de Estudos Sétima de Cinema, inclusive, é o produtor da revista, que será lançada na noite de hoje. Também figuram entre as ações desses amantes do cinema, documentários e a vinda para o Cariri da Mostra Varilux, festival francês.

Veja o trailer de Border, filme de encerramento da Mostra 21

 

 

Serviço
Encerramento da 10ª Mostra 21
Última exibição:​
Sesc Juazeiro do Norte, às 19hs.
Lançamento da 43ª Revista Sétima:
Refúgio Café e Bar – Rua da Conceição, 759 – Centro, Juazeiro do Norte, 21h.

 

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".