Consumo e Estilo

Marmitas saudáveis: alternativa para empreender na gastronomia com mais saúde e economia

Entenda quais os benefícios na hora de colocar uma boa alimentação na rotina e as possibilidades de ganhar uma renda extra.
Por Márcio Silvestre • 31 de janeiro de 2020
Foto:  Jr. Panela 

 

Comer fora de casa é uma rotina na turbulenta vida urbana. Nos dias de hoje, onde as pessoas têm uma agenda intensa de compromissos e obrigações, tempo e economia precisam estar aliados na programação diária. Alimentar-se bem, através de marmitas saudáveis, pode ser um recurso viável para quem não tem tempo de cozinhar, quer economizar, é adepto de hábitos saudáveis, ou simplesmente: para quem pretende lucrar com empreendimento na área!

 

Marmitas com cardápios saudáveis, que podem atender a dietas restritivas, sucos e doces funcionais. Refeições assim, podem ser grandes aliadas na qualidade de vida tornando-se indispensáveis na busca por equilibrar tarefas do dia a dia com a saúde, a sensação de leveza e prazer.

 

Imagem: Jr. Panela

Vários estudos têm comprovado que as dietas desequilibradas do ponto de vista nutricional, estão provocando a maior parte das doenças coronárias, diabetes e até câncer, sem falar na obesidade. Em geral, devido às rotinas urbanas, essas dietas têm maior presença de ultraprocessados, por conta da praticidade que eles oferecem. No entanto, as consequências têm provocado índices alarmantes dessas doenças, em crianças e adultos.

 

Tudo isso pode ser evitado com o preparo de uma lancheira saudável. Para isso, é fundamental ficar atento para algumas dicas importantes na hora de tratar os alimentos. Saiba como:

 

– Tipo de recipiente: tente optar sempre pelo pote de vidro. O plástico, ao ser aquecido, pode contaminar os alimentos e serem cancerígenos.

 

– Como armazenar: no intuito de elaborar uma refeição mais completa, divida a refeição em dois potes: um com prato a ser aquecido e o outro com a salada crua, por exemplo.

 

– Tratamento de salada: quanto mais cores, melhor no preparo de uma salada saudável. Nessa hora, pode caprichar na quantidade de folhas e os mais variados legumes.

 

– Prato quente: o ideal é optar por uma proteína magra a exemplo de filé de frango grelhado ou ovo cozido. Uma opção de carboidrato integral é o macarrão ou arroz integral, e não esqueça dos legumes refogados. Lembrando que, a batata doce é um tipo de fonte de carboidrato saudável podendo até substituir macarrão e arroz integrais. Vale ressaltar que, as quantidades vão depender da necessidade de cada pessoa.

 

Leque de possibilidades

 

O curso de Marmitas Saudáveis do Senac Cariri oferece esse leque de possibilidades, proporcionando métodos fundamentais de preparo de alimentos em uma capacitação reconhecida a nível nacional. Trata-se de uma opção favorável para quem faz e quem compra comida fora, visto que cabe no bolso do consumidor, fazendo com que economize tempo também. Já para os futuros empreendedores, produzir marmitas saudáveis é um negócio que não exige um investimento alto podendo ser o primeiro passo para ingressar no segmento de alimentação, considerados um dos mais lucrativos.

 

Imagem: Pixabay

“A capacitação é voltada para o público geral, atingindo pessoas que buscam se aperfeiçoar na gastronomia, ou lucrar com o segmento, é também um atrativo para os praticantes de atividades físicas que desejam produzir suas próprias refeições ”, informa a instrutora do curso de Marmitas Saudáveis do Senac Cariri, Fernanda Mendes. Como metodologia, a chef destaca aulas com noções de nutrição, como escolher o alimento e a qualidade dos insumos e fornecedores. Além de destacar os valores calóricos de cada receita ou porções.

 

Ser assertivo no ramo da alimentação é outra prioridade do curso, que objetiva também a harmonização na preparação de cada prato. “Nosso objetivo é promover conhecimento para uma alimentação saudável. Para isso, é preciso saber também selecionar os alimentos”, explica Fernanda. Ela destaca também que, “com o curso, o aluno pode montar seu próprio empreendimento investindo no ramo de marmitas que tem se mostrado cada vez mais promissor, desmistificando que é possível comer bem pagando menos”, completa a instrutora.  

* Com Ascom.

 

 Serviço:

Curso Marmitas Saudáveis

Desenvolve conhecimentos básicos no preparo de receitas caseiras e saudáveis para alimentação fora do lar em conformidade com as normas de higiene e manipulação de alimentos.

Requisitos mínimos: 16 anos e ensino fundamental incompleto.

Investimento: 10x R$ 33,00 (C) ou R$ 330,00 (A)

Período: 03/02/2020 a 07/02/2020 | 18h as 22h Seg a Sex

Carga horária: 20h

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".