Arte e Cultura

Inscrições para o Seminário de Teatro do Oprimido se encerram no próximo domingo, 14

Atividades despertam reflexões sobre diversos tipos de opressões no Nordeste
Por Bruna Vieira • 9 de abril de 2019

(Foto: Divulgação)

 

A 2ª edição do Seminário de Teatro do Oprimido no Cariri, Setoca, será realizada nos três primeiros dias de maio, mas, as inscrições estarão abertas até o próximo domingo, 14, de forma gratuita. O evento reunirá coletivos, grupos sociais, políticos e artísticos para compartilhar experiências no Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri. O objetivo é fortalecer a rede de praticantes do TO, método reconhecido internacionalmente, criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

Em 2018, o Setoca ganhou vida na região através da linha de pesquisa Teatro do Oprimido no Cariri, Toca, que investiga as possibilidades de atuação e contribuição da metodologia no Cariri cearense. Com três anos de atuação dentro do Grupo de Pesquisa Pedagogias do Teatro no Cariri, Peteca, desenvolve diferentes ações de pesquisa teórico-prática no âmbito da extensão universitária. Este ano, o seminário dará continuidade às reflexões realizadas na edição de 2018, sendo mais um momento referencial para a técnica na região, possibilitando o crescimento da pesquisa e da extensão.

A programação contará com palestras, rodas de conversas, comunicações de pesquisas e apresentações artísticas. “Percebemos ao longo de nossos estudos que o Teatro do Oprimido tem papel fundamental no desenvolvimento de reflexões e ações de superação das opressões vividas pelas comunidades do interior nordestino. Ao constatarmos isso, entendemos a necessidade de agirmos de forma à congregar diferentes agentes sociais num encontro que discuta as diferentes práticas que são desenvolvidas com o TO em nossa região”, destacou Mateus Gonçalves, coordenador geral do Setoca e professor responsável pelo Toca.

 

Serviço

Setoca – Seminário de Teatro do Oprimido no Cariri

Data: 01 a 03 de maio de 2019

Local: Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau – Avenida Padre Cícero, 1348, bairro São Miguel, Crato-CE

Inscrições: even3.com.br/setoca

Contato: setoca@urca.br

 

(Com Assessoria)

CATEGORIA:

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".