Arte e Cultura

Inscrições abertas para cursos gratuitos de dança, música, Libras e artesanato do Sesc

Inscrições online estão disponíveis para os workshops, oficinas e minicursos em junho.
Por Márcio Silvestre • 25 de junho de 2020
Foto: Freepick

A Rede de Desenvolvimento Artístico e Cultura do Sesc oferece aulas online gratuitas neste mês. Ao todo, são em sete modalidades, organizadas em workshops, oficinas e minicursos: danças de salão (Forró, Zouk e Samba); flexibilidade para bailarinos; dança para crianças; Ballet para iniciantes; Violão para iniciantes; Libras e aplicabilidade na Cultura e Arte em Contexto. Os níveis vão, desde oficinas introdutórias para crianças e adultos, a aulas específicas para bailarinos.

A programação online é oferecida ao público pela unidade Sesc Fortaleza, por meio do Núcleo de Formação e Mediação e do Programa Cultura.  “A Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico Cultural proporciona aprendizado de conhecimentos, informações e técnicas próprias à criação artística, pois vemos a Arte como instrumento de ampliação das capacidades individuais e coletivas”, afirma o Supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza, Cleudivan Noronha.

As aulas acontecem de segunda a sexta até 30 de junho com interação ao vivo em plataformas virtuais. Para ter acesso, os interessados devem fazer a inscrição prévia na turma escolhida (ver horários).

Workshop de danças de salão

Com exercícios e conceitos do movimento e da técnica para ser realizado individualmente em casa com alongamento, a professora Karol Mourão vai mostrar as bases, ritmo, passos básicos do forró, do zouk e do samba às terças e quintas

Forró: terças e quintas,  de 13h às 14h. Inscreva-se

Samba: terças e quintas, de 14h30 às 15h30. Inscreva-se

Zouk Lambada: terças e quintas, de 16h às 17h. Inscreva-se

Oficina de flexibilidade para bailarinos

Voltada para os profissionais da dança que buscam fortalecimento muscular e consciência corporal. A professora, bailarina e coreógrafa Bianca Figueiredo vai ensinar sobre flexibilidade das pernas, mobilidade da coluna, flexibilidade para membros superiores e flexibilidade em preparação para aula. Práticas que aumentam a amplitude do movimento de forma segura e eficiente.

Terças e quintas, de 16 às 17h. Inscreva-se

Oficina de dança para crianças

Desenvolvimento motor e experimentação do movimento através de exercício lúdicos, que propõem equilíbrio, saltos, deslocamento no espaço, fortalecimento muscular que trabalham o ritmo do movimento em relação à música cantada simultaneamente. Bianca Figueiredo, bailarina, coreógrafa, professora de Ballet e Jazz do Sesc Fortaleza mostra jogos de dança brincadeiras cantadas e dançadas, histórias dançadas e vivências sensoriais.

Terças e quintas, de 18h30 às 19h30. Inscreva-se

Ballet para iniciantes

Prática do ballet clássico para iniciantes (a partir dos 14 anos) orientada por Bianca Figueiredo, bailarina, coreógrafa, professora de Ballet e Jazz do Sesc Fortaleza. Desde treinamento técnico, flexibilidade das pernas à flexibilidade em preparação para aula

Segundas e quartas, das 9h às 11. Inscreva-se

Minicurso de violão para iniciantes. Do zero à primeira música

Aprendizado do violão com vídeo curtos em exercícios propostos para a fixação do conteúdo básico. O professor de Música Rodolfo Ricardo vai ensinar sobre cordas do violão; cifras; exercícios; acordes maiores e menores; exercícios de transição; primeira música; desafio cantar e tocar uma música; materiais para seguir os estudos do instrumento.

Quartas e sextas, das 8h às 9h30. Inscreva-se

Libras e aplicabilidade na Cultura

Curso básico da Libras com o intuito de despertar no público a importância de uma cultura acessível para todos os públicos. Ministrado por Douglas Carioca, professor, pedagogo, instrutor, tradutor/Intérprete da Libras, o curso detalha a comunicação visual; o alfabeto manual; numerais; saudações; profissões; cores; verbos; locais e prática com diálogos.

Quartas-feiras, de 15h às 17h. Inscreva-se

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".