Economia e Negócios

Inovação e Empreendedorismo são destaques na Campus Day de Juazeiro do Norte

Por Márcio Silvestre • 26 de novembro de 2018

Foto: Leme

Todos os dias empreendedores criam, inovam e transformam ideias em oportunidades. Durante a Semana Global do Empreendedorismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o instituto Campus Party possibilitou que jovens empreendedores com ideias inovadoras tivessem a oportunidade de participar de uma Campus Day, versão compacta da maior feira de tecnologia do mundo, a Campus Party. Com programação diversificada e gratuita o evento finalizou no último sábado (24), o primeiro e-week da região.

A iniciativa, realizada pelo Sebrae CE em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e demais entidades formadoras do Ecossistema Municipal de Inovação, tem por objetivo possibilitar aos jovens empreendedores da Região do Cariri o acesso ao que tem sido discutido nos grandes centros urbanos do mundo todo.

Foto: Márcio Silvestre

Campus Day

A parceria do Instituto Campus Party com o Sebrae Nacional possibilitou que quatro municípios brasileiros recebessem a versão compacta da maior feira de tecnologia do mundo, Manaus-AM, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS e Juazeiro do Norte-CE . A Campus Day cearense estava dentro da programação do e-Week, que reuniu mais de 1100 participantes. A Analista e Gestora de Inovação do Sebrae, Elizangela Andrade, informa que o evento foi bem recebido no Município e conseguiu reunir empreendedores do Cariri e estados circunvizinhos.

Com oito horas intensas de conferências, painéis e rodas de conversas, a Campus Day possibilitou a troca de conhecimento e networking entre os participantes. Uma das palestrantes do evento foi a Engenheira Química CEO da Aya Tech, Fernanda Checchinato, que falou sobre empreender com ciência, compartilhando sua experiência na Aya Tech e acriação de um biorrepelente aerossol eficaz na prevenção da febre amarela, dengue, zika e chikungunya. “Falei um pouco sobre minha experiência com um produto inovador no mercado. Iniciativas como essa (Campus Day) são muito importantes para levar aos jovens cases e orientações sobre empreendedorismo, principalmente no interior, onde muitas vezes o acesso a estas informações são mais restritos”, afirma Fernanda.

Foto: Fernanda Checchinato

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, destaca o evento como um marco para o Município. “Muita gente viaja para fora e investe altos valores para participar de eventos como esse. Estamos otimistas, acreditamos que a Campus Day e, sobretudo, o e-week é um evento que será calendarizado. Será o nosso grande evento anual. Que a cada ano, possamos projetar o e-week, ampliando seu tamanho e formato, tornando-o um evento de peso e relevância para o Cariri e Ceará.”, ressalta.

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".