Cariri Sustentável

Horta orgânica será implantada na URCA Crajubar

Por Márcio Silvestre • 17 de maio de 2019

O Campus Crajubar da Universidade Regional do Cariri (URCA) irá implementar uma horta comunitária. O projeto “Horta Experimental da URCA” está sendo realizado através de parceria entre a Universidade e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAGRI) de Juazeiro do Norte. A horta tem o objetivo de implementar o cardápio que será servido no Restaurante Universitário que em breve será inaugurado.

A parceria teve início nesta segunda-feira (07), a partir de uma reunião entre o professor Synardo Pereira do Departamento da Construção Civil, coordenador do projeto de extensão “Horta Experimental da URCA” e o Secretário da SEAGRI, Romão França. Iniciativas como essa já vêm sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte em equipamentos como CRAS, Creches, Escolas e o Restaurante Popular, que implanta hortas comunitária nos equipamentos municipais.

Visita técnica ao Campus Crajubar. Foto: Ascom URCA.

Técnicos da Seagri visitaram o campus para conhecerem o local onde será construída a horta, estes auxiliarão os estudantes que irão participar do projeto durante o período de implantação e manutenção. Synardo Pereira comenta sobre a importância do projeto para a comunidade acadêmica e destaca a possibilidade de expansão. “Posteriormente esperamos ter experiência na construção de hortas para implantarmos nos outros campi e comunidades rurais, além de doação para famílias carentes e instituições de caridade”, disse.

Saúde na Mesa

A SEAGRI tem incentivado projetos que fomentam a agricultura no município de Juazeiro do Norte. De acordo com o titular da pasta, Romão França, essas parcerias contribuem para a expansão do Programa de Agricultura Urbana, dentro do Projeto Saúde na Mesa. O nosso intuito é contribuir com o consumo de alimentos saudáveis. Estamos demonstrando para as pessoas que é possível produzir alimentos de forma sustentável, em pequenos espaços, promovendo diversificação e segurança nutricional”, afirma.

 

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".