Arte e Cultura

Grupo Ninho de Teatro inicia turnê com apresentação de espetáculos de Norte a Sul do Brasil

O Grupo viajou nesta terça-feira (11) levando a arte caririense para circular por quatro regiões do Brasil
Por Márcio Silvestre • 14 de dezembro de 2018

Em 2018, o Grupo Ninho de Teatro comemora seus 10 anos de atividades com um grande presente: poder circular pelo Brasil com os seus espetáculos. O projeto “Grupo Ninho de Teatro 10 Anos Levantando Poeira” inicia no próximo sábado (15) seu circuito de apresentações no Rumos Itaú Cultural 2017/2018. O projeto, financiado pela instituição Itaú Cultural, leva para quatro regiões do país apresentações do espetáculo “Poeira”, com troca de ideias e conversa entre elenco e público; o “Troca de Saberes”, entre mestres da tradição popular, e a construção de um documentário registrando o processo de circulação do grupo de teatro. O programa Rumos Itaú Cultural, um dos pioneiros dos editais públicos no país, levará o projeto do Ninho para Brasília (DF), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP).

“Esse programa nos possibilita revelar a produção contemporânea do Cariri, através do trabalho de um grupo que está distante dos grandes circuitos nacionais”, comenta o ator Edceu Barbosa um dos fundadores do Grupo Ninho. “Essa é uma oportunidade ímpar diante da fragilizada política cultural do país, no momento político que o Brasil está enfrentando, sobretudo no campo da cultura”, ressalta.

Espetáculo Poeira (Foto: Kennedy Saldanha)

 

A sabedoria da terra

“É descendo a ladeira, é subindo fronteira, na minha vida tanta poeira”
– Mestra Maria do Horto

O conhecimento e as vivências junto aos mestres da cultura popular do Cariri, tais como Dona Maria do Horto, Zulene Galdino, Raimundo Aniceto, João Aves de Jesus, Dona Edite, Naninha, Soledade, Alzira e Izabel, foram a base da criação do “Poeira”, espetáculo selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, explicam os atores.

O processo de montagem do “Poeira” começou em 2014, quando o projeto de pesquisa “Memória de mestres – mímesis corpórea dos mestres da tradição popular do Cariri” foi aprovado no Laboratório de Teatro 2014, do Porto Iracema das Artes, com orientação do grupo LUME Teatro (SP). “Passamos seis meses pesquisando o cotidiano dos Mestres, sendo afetados por tudo o que circunda sua vida”, afirma Edceu.

Espetáculo Poeira (Foto: Kennedy Saldanha)

Apresentação em Campinas-SP

A primeira etapa da circulação será nas cidades de São Paulo nos dias 13 e 14 e Campinas-SP, onde o grupo apresentará o espetáculo “Poeira” no dia 15, às 20h, no LUME Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo). Entrada gratuita.

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".