Arte e Cultura

Exposição leva o Padre Cícero a Minas Gerais

Trabalho do artista juazeirense estará disponível no Cariri em junho
Por Bruna Vieira • 27 de março de 2019

(Exposição de esculturas de papel relaciona a religiosidade do Padre Cícero com os contornos de Minas Gerais. Foto: Divulgação)

 

A exposição “Percurso, entre o Cariri de Cícero e os Contornos de Minas” está aberta até o dia 23 de abril em Belo Horizonte, Minas Gerais. As obras feitas com a técnica do quilling são do designer juazeirense, Edenio Camilo, que reside há mais de dois anos na capital mineira. O artista uitliza o papel como suporte plástico para as esculturas, que devem chegar ao Cariri em junho.

Edenio explicou que a essência do trabalho transita entre a memória e o afeto, buscando interpretações e significados a partir do diálogo entre o universo particular e o coletivo do olhar. “Caminhar por esses percursos trazem uma memória sublime de um lugar com encantamentos. A sutileza do interior de Cícero que, como sol ilumina passos da fé, sendo santo, místico e visionário é somado com a subversão dos contornos, ladeiras e riquezas minerais. Ambos se tornam adornos singelos e de leveza, percorrendo entre a beleza colonial e resistente formando um entrelaçado do sertão colorido com o brilho do ouro reluzente”, descreveu o artista.

O simbolismo vivenciado na terra natal inspirou o artista. Foto: Divulgação.

Essa é a terceira exposição do designer com o quilling, técnica de modelagem manual que usa tiras de papel para desenvolver expressões visuais. Em 2014 lançou “Brincante, o lúdico e o papel” e em 2016, “Caminhos de uma paisagem afetiva”, ambas com curadoria de Aglaíze Damasceno. “Entre desenho, formas e cores, a exposição traz experimentos e diálogos entre técnicas diversas e a modelagem do papel e da madeira. As duas dimensões nos convidam a percorrer trajetórias, caminhos do olhar, para que, além de observador, sejamos também autores e intérpretes de uma paisagem afetiva”, revelou.

O trabalho é marcado pela sutileza, tanto no papel, quanto na simbologia do Padre Cícero. Entre desenhos e modelagens, as obras instigam os observadores. “Propõe conexões entre o histórico e o contemporâneo através de sua linguagem visual, que investiga algumas possibilidades e no suporte do papel, revelando significados”, ressaltou.

Com formação em Design de Produto pela Universidade Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte (atualmente UFCA) e MBA em Gestão Empresarial: comunicação, administração e marketing, Edenio considera-se um intérprete do olhar que busca refinar o potencial criativo e profissional, compartilhando suas experiências e vivências dos lugares por onde passa. Já realizou 18 edições do Workshop “Papel e Forma” sobre a técnica do quilling, nos estados do Ceará, Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Minas Gerais.

 

Serviço

Exposição “Percurso entre o Cariri de Cícero e os Contornos de Minas”

Local: Espaço de Arte da loja Patrícia de Deus – Rua Fernandes Tourinho, 145 – Savassi, Belo Horizonte/MG.

Data: 23/03 a 23/04

Horário: 10h às 19h (segunda à sexta-feira) e 10h às 14h (sábado)

Contato: (31) 3223-5415/ (31) 98321-1541/ contato@patriciadedeus.com.br

Informações: www.edeniocamilo.com/caminhos ou patriciadedeus.com.br

CATEGORIA:

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".