Arte e Cultura

Expocrato fortalece turismo e economia no Cariri

No mês de julho se registra alta temporada na rede hoteleira do Cariri. Com expectativa de 500 mil visitantes, a tradicionalExpocrato é a responsável por esse fortalecimento turístico e econômico.
Por Márcio Silvestre • 18 de junho de 2019

Temporada de férias escolares chegando e muitas famílias já se organizam para visitar o Crato. Pessoas de diversos lugares veem ao município cearense curtir as nove noites de festa promovidas pela Expocrato, festival de música e feira agropecuária, que acontece, neste ano, entre os dias 13 e 21 de julho. Meses antes do evento começar, hotéis e pousadas em Crato e Juazeiro do Norte já comemoram lotação de reservas e alta procura que reflete positivamente em toda cadeia econômica das cidades.

A Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – Expocrato 2019, que está na sua 68ª edição, já é uma tradição cultural da região do Cariri, e se faz presente na memória afetiva da população local. A fama da ExpoCrato já rodou o nordeste, mas foi apenas em 2014, por convite de amigos, que a empresária de Fortaleza, Samara Garcia, conheceu o evento. Apaixonada pela feira de caprinos, bovinos, aves, peixes e principalmente pelas manifestações culturais do nordeste presentes na culinária e artesanato, Samara se programa para passar quinze dias na região, pelo quinto ano consecutivo.

Expocrato 2018, parque Pedro Felício Cavalcanti após a reforma. Foto: Divulgação.

“Após a reforma, no ano passado, é notável a melhora na infraestrutura, higienização e divisão dos setores. Se tornou convidativo passar o dia lá”, comenta a empresária, que costuma vir à região antes do início da Expocrato, para visitar as demais cidades e pontos turísticos.

Fortalecimento Turístico e Econômico

De acordo com Édio Callou, analista e gestor do projeto de Turismo do Escritório Regional do Sebrae, a rede hoteleira registra crescimento durante a Expocrato. “É uma importante injeção de recursos. São duas semanas com 80% a 90% de ocupação, chegando aos 100% nos últimos quatro dias de evento”, pontua. É o início da alta estação para o turismo na região, que do turismo de negócios e de lazer passa para o turismo religioso, mais a frente, com as romarias.

Quem também faz avaliação positiva é o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Luis Carlos. “Em pouco menos de duas semanas o Crato recebe de 450 a 500 mil visitantes por conta deste evento e isso fortalece todos os setores, do combustível à restaurantes, hotéis e economia informal. Gera emprego, gera economia e movimentação de todo tipo”, ressalta.

Cresce oferta e demanda para hospedagem no Cariri, já considerado o 2º maior destino em oferta de leitos do Ceará, segundo pesquisa da FIEC e dados do Ministério do Turismo. São 10 mil leitos em hotelaria na região, com novos empreendimentos do ramo inaugurando nesta época para coincidir com a Expocrato.

“Nossa melhor estação é julho, justamente por conta do Festival Expocrato com a maior parte das reservas sendo dos artistas e suas equipes”, conta Rarrison Santos, gestor de reservas do IU-Á Hotel, em Juazeiro do Norte, que também revela clientes que fecham quartos com um ano de antecedência.

 Cresce oferta e demanda para hospedagem no Cariri. Foto: Divulgação.

Cenário semelhante encontramos no Encosta da Serra, hotel com 16 anos de tradição em Crato, que faz contratação extra de pessoal para dar conta do funcionamento durante os dias de evento. “Sem dúvidas é a melhor época do ano”, afirma a sócia diretora Glaucia Barreto. “É uma época atípica para a região. Conseguimos fazer lotação máxima dos quartos por toda uma semana”, revela.

“Apesar de recebermos demanda de turistas o ano inteiro, a Expocrato é o grande diferencial para o mercado da região no setor de hotelaria”, explica Alessandra Lacerda, gerente administrativa do Brisa Hotel, em Crato. Segundo diz, quando a lotação máxima fecha antes do esperado e há necessidade indicar hotéis em outra cidade é um sinal de bons negócios chegando.

Saiba mais

A Expocrato acontece de 13 a 21 de julho, com a 68ª edição da maior Feira Agropecuária e o maior Festival de Música do Norte/Nordeste. Entre as atrações confirmadas, Marília Mendonça, Anitta, Zé Neto & Cristiano, Dilsinho, Ferrugem, Nando Reis, Léo Santana, Wesley Safadão, Xand Avião, Simone & Simaria, Bruno & Marrone, Jonas Esticado, Gusttavo Lima gravando seu novo DVD e muito mais.

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".