Digital

Ex-engenheiro do Google realizou palestras sobre ambiente de nuvem e formação tecnológica no IFCE Crato

Estudantes tiveram lições sobre como se preparar para o mercado de trabalho
Por Bruna Vieira • 19 de fevereiro de 2019

Daniel Fireman, professor do IFAL e ex-engenheiro do Google foi convidado para ciclo de palestras no IFCE Crato. Foto: Geovany Brasil/Assessoria IFCE Crato.

As palestras sobre ambiente de nuvem e formação tecnológica foram realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, no auditório do campus Crato, nesta segunda e terça-feira (18 e 19). O convidado Daniel Fireman foi engenheiro do Google por mais de seis anos e abordou as temáticas ambiente de nuvem e formação tecnológica, proporcionando reflexões sobre o mercado de trabalho na área.

Acessível e democrático, o evento foi aberto ao público de forma gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia. O professor Yuri Lacerda, organizador da atividade, explicou que foram apresentados novos conceitos tecnológicos e profissionais. “As palestras permitiram aos participantes observarem oportunidades que muitas vezes passam despercebidas durante sua formação em um curso técnico ou superior na área tecnológica. Além disso, o palestrante apresentou uma série de novos conceitos relacionados à tecnologia, mais especificamente a cloud computing”, destacou.

Nesta terça-feira, 19, houve uma roda de conversa com professores e alunos após a palestra “Chance agora, oportunidade em breve: formas de transformar as incertezas inerentes à formação técnica/tecnológica em oportunidades”. A temática também foi apresentada na noite anterior, somando-se à segunda palestra “Sabe a nuvem? Para o alto, e avante: Bem-vindo à era do desenvolvimento multi-dispositivo ágil de sistemas containerizados e com execução distribuída em ambiente de nuvem”.

Como se preparar para o mercado de trabalho

Daniel Fireman, doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, contribui com projetos open source e estuda Go e Java, sistemas distribuídos, computação em nuvem e containers/microsserviços/serverless computing. Iniciou seu caminho pela área tecnológica no Instituto Federal de Alagoas, em um curso técnico em Informática, onde leciona, servindo de inspiração aos estudantes do IFCE Crato. No Google, trabalhou em projetos relevantes e na melhoria de eficiência do principal framework para servidores Java HTTP/RPC.

“A primeira palestra tem o propósito de chamar atenção para aproveitar as oportunidades durante o curso, aumentando as que terão depois. Refletir sobre o que fazer para estar apto a pleitear vagas de emprego. A segunda trata de nuvem. O mundo hoje é diferente do que a gente tinha antes, em desenvolvimento de sistemas. A computação é parte desse processo, como podemos usar e construir softwares usando a nuvem. Saber lidar com essa loucura que são as tecnologias de software atualmente”, apontou.

Daniel foi estagiário do Google em Nova Iorque (EUA) e funcionário efetivo nos escritórios da Suiça e Belo Horizonte (MG). “Desempenhei diversas funções, de engenheiro de software em testes, qualidade de software e de forma generalista. Conheci muitas pessoas e culturas e pude aprender bastante. O projeto que passei mais tempo foi o Google My Business (Google Meu Negócio), mas, também, participei da otimização de servidores e do Orkut. Vim compartilhar essas experiências”, concluiu.

Palestras sobre ambiente de nuvem e formação tecnológica foram realizadas no IFCE Crato. Foto: Geovany Brasil/Assessoria IFCE Crato.

CATEGORIA:

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".