Cariri Sustentável

Estudantes se preparam para etapa regional do Ceará Científico 2019

O programa de divulgação de projetos de pesquisa de estudantes da rede pública estadual realizará a etapa regional na próxima quarta-feira (20), no Campus Juazeiro do Norte da UFCA.
Por Márcio Silvestre • 14 de novembro de 2019
Foto: André Alves

A etapa regional do Ceará Científico será realizado no próximo dia 20 de novembro, no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O programa de divulgação de projetos de pesquisa de estudantes da rede pública estadual é realizado em três etapas (escolar, regional e estadual). Os trabalhos que se destacam em cada regional seguem para a etapa estadual, que será realizada em Fortaleza.

O Ceará Científico faz parte da política educacional do Governo do Estado do Ceará de popularização das ciências, da cultura e da tecnologia. O programa promove o desenvolvimento de  projetos escolares por estudantes, sob orientação de seus professores, estabelecendo relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio, com problemáticas sociais, culturais e ambientais; incentivando a construção de projetos que promovam a integração curricular enaltecendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade com foco na sustentabilidade.

Etapa regional no Cariri

Pela gestão estadual de Educação, os municípios cearenses foram agrupados em regiões, cada uma delas acompanhadas por Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). Nos municípios de Farias Brito, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Barbalha e Jardim, as escolas são coordenadas pela Crede 19, que é a responsável pela etapa regional do Ceará Científico em Juazeiro do Norte e tem a parceria da UFCA.

Durante todo o dia 20 de novembro, a partir das 8h, serão apresentados mais de 100 projetos, com exposições de banners e comunicações orais, no pátio e nas quadras poliesportivas do campus. Os projetos a serem apresentados foram selecionados na etapa escolar do Ceará Científico, realizada nas próprias instituições de ensino participantes.

Após as etapas regionais, em todo Ceará, os projetos de maior destaque seguem para a última etapa, a estadual, realizada em Fortaleza.

*Com informações da DCOM UFCA. 




Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".