Cariri Sustentável

Estudante de 13 anos confecciona árvore de natal com revistas e livros em desuso

Por Edição Cariri • 24 de dezembro de 2020

Por Joelton Barboza

O Natal é um momento de praticar a empatia, cultivar o amor ao próximo, de reaproximação familiar e de, no geral, praticar coisas boas. É a data, para os cristãos, do nascimento de Jesus Cristo que veio ao mundo para dar a sua vida pelo demais.

Além desses sinônimos citados anteriormente, para Amylee, estudante de 13 anos, o Natal também é o momento para se pensar em um mundo ecologicamente melhor, sem poluição e sem lixos descartados nas ruas e de forma irregular.

A juazeirense desenvolveu uma pequena árvore de Natal totalmente customizada por ela, para enfeitar a sua casa, feita a partir de livros e revistas velhas que estavam sem serventia e em desuso na sua residência e que, na maioria das vezes, são descartadas no meio ambiente levando anos para se decompor e assim prejudicando o solo.

Arquivo pessoal de Amylee

Segundo ela a inspiração veio de um projeto escolar similar feito em 2018 na disciplina de ciências, quando ela cursava o quarto ano do ensino fundamental. “Esses dias eu estava procurando ideias criativas no YouTube para desenvolver algo para o Natal e vi essa, então eu relembrei o projeto feito há dois anos e decidi fazer novamente”, explicou.

Arquivo pessoal de Amylee

Os materiais necessários são: duas revistas ou livros do mesmo tamanho com aproximadamente 200 folhas, uma estrela de papelão para o topo, além de pequenas estrelas também feitas de papel. O tempo de confecção é entre dois e três dias. “Eu tenho noção que é uma ideia criativa e sustentável, porque a árvore provém de algo que poderia ter ido para o lixo e sido queimado, se tornando assim um enfeite. É legal saber que foi você que fez”, disse.

Edição Cariri