Arte e Cultura

Espaço Macaúba: inovação que une arquitetura e promoção cultural

Por Márcio Silvestre • 14 de dezembro de 2018

Quem gosta de arquitetura, arte e cultura no Cariri tem motivo para comemorar. Os irmãos e arquitetos Cintia e George Lins inauguraram neste fim de semana o seu novo escritório em Juazeiro do Norte, que contempla um espaço de convivência e promoção de eventos culturais voltados à arquitetura e urbanismo. Estudantes, profissionais e simpatizantes de arquitetura, urbanismo e fotografia se reuniram para prestigiar o projeto e assistir a palestra da fotógrafa de arquitetura Joana França.

O evento, realizado no último sábado (08), reuniu amigos e estudantes do curso de arquitetura da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Clássicos da MPB, como “Modinha para Gabriela”, compuseram um clima alegre e hospitaleiro do espaço construído no entorno de um “pé de Macaúba”.

Cintia Lins apresentando o espaço (Foto: Márcio Silvestre)

A obra tem por conceito trabalhar a valorização da identidade regional, utilizando material de custo acessível, priorizando o conforto térmico do edifício. Entre os materiais escolhidos pelos arquitetos na construção do espaço estão o tijolo adobe, de terra batida, utilizado no piso externo (pracinha) e o ladrilho hidráulico no piso do interior do escritório, além do concreto na edificação e bancos que contornam todo o espaço. No paisagismo foi utilizada a pedra tosca, facilmente encontrada em Barbalha, além da utilização de cactos e da flor amarela, que dão um tom tipicamente sertanejo ao local.

“No terreno já havia uma palmeira nativa, a macaubeira, que deve ter uns 50 anos. Decidimos preservar e ao redor da árvore construímos uma pracinha cercada por mobiliário de concreto que são os banquinhos que envolvem o edifício todo, tornando um espaço de convivência, onde pretendemos desenvolver ações mensais de arte e cultura voltadas à arquitetura e urbanismo”, explica Cintia Lins.

Joana França explica passo a passo pára se obter uma boa fotografia (Foto: Márcio Silvestre)

Fotografia de Arquitetura

Arquiteta por formação, Joana França, cujo trabalho na fotografia já é de reconhecimento internacionalmente, apresentou a técnica utilizada em seu trabalho. Desde a escolha do equipamento mais adequado para o tipo de fotografia, ângulo, intensidade da luz e composição de imagem. “Planejei nesse momento falar um pouco sobre o que é a fotografia de arquitetura. Apresentar o que é mais importante, para que eles possam aplicar na reprodução dos seus projetos”, explica.

A majestosa árvore que nomeou o espaço(Foto: Márcio Silvestre)

 

Veja algumas imagens do Espaço Macaúba:

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".