Arte e Cultura

Escritório de Juazeiro do Norte é destacado como futuro da arquitetura pelo Arch Daily

Por Marcio Silvestre • 12 de dezembro de 2019

O escritório Lins Arquitetos Associados, de Juazeiro do Norte, está incluído na lista de 15 escritórios, coletivos e práticas apontadas pelo portal Arch Daily como futuro da arquitetura brasileira. O escritório foi fundado em 2011 e trabalha com todas as escalas da arquitetura desde o paisagismo da cidade, passando por edifícios até chegar ao mobiliário.

O Arch Daily é o site de arquitetura mais visitado do mundo, tido como a maior fonte de informação, inspiração e ferramentas para arquitetos. Em 2014 o portal teve a iniciativa de publicar um artigo sobre jovens talentos da arquitetura brasileira, compilando alguns dos escritórios e profissionais em atuação no país que, na época, mostravam uma produção interessante e coerente com seus contextos específicos. Nos anos seguintes, alguns dos profissionais citados consolidaram suas produções ampliando as dimensões de reconhecimento do seu trabalho, a exemplo Carla Juaçaba, MAPA e Metro Arquitetos.

Para a arquiteta, Cintia Lins, do escritório Lins Arquitetos Associados, compor a lista do Arch Daily foi, ao mesmo tempo, uma surpresa e uma honra. “Para nós, sermos lembrados é algo extremamente importante. Não estamos no eixo Rio-São Paulo, nem estamos em uma capital”, afirma a arquiteta. O escritório está entre os dois únicos da região nordeste e fora de uma capital, o outro citado no mesmo contexto é o Jirau, de Caruaru – Pernambuco.

“A gente sabe o quanto é difícil produzir arquitetura no Nordeste, temos recursos financeiros e naturais escassos. Então a gente tem quer ser criativo, fazer uma arquitetura de qualidade de baixo custo, que priorize o conforto térmico, por causa das altas temperaturas da região”, destaca Cintia.

Foto: Sede do escritório Lins Arquitetos Associados / Lins Arquitetos Associados. Imagem © Joana França
Leia mais:

Espaço Macaúba: inovação que une arquitetura e promoção cultural

 

CATEGORIA:

Marcio Silvestre

Marcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".