Cariri Sustentável

Energia Solar: Ceará ocupa 9ª posição em distribuição nacional

Por Redação Cariri • 1 de outubro de 2020

Por: Sabrina Sterwrs

 

Produzida através de placas solares fotovoltaicas, a energia solar vem representando maiores vantagens e melhores custos benefícios. O estado do Ceará, atualmente, situa-se como nono no ranking nacional de geração distribuída em energia solar, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR.

A rede de energia solar no Brasil ainda compete com diversas formas de produção de energia, dentre elas a que mais se destaca em fornecimento, a energia elétrica originada a partir das hidroelétricas brasileiras. Apesar de renovável, a energia produzida por hidrelétricas apresenta potenciais consequências para o meio ambiente, como destruição de vegetações e matas ciliares.

Energia solar ganha destaque na região do Cariri

“Imunidade aos aumentos tarifários, redução significativa da conta de energia elétrica, valorização do imóvel, alívio no sistema de distribuição de energia e sustentabilidade”, são alguns dos benefícios obtidos pelos consumidores de energia solar, aponta Rafael Gomes, diretor administrativo da Fóton Engenharia, empresa que atua na elaboração de projetos solares fotovoltaicos na região do Cariri.

Quem opta por converter sua forma de energia para o consumo sustentável de energia solar, escolhe assim a fonte de energia mais barata do mundo. Apesar de o custo inicial de seus usuários representar elevado nível de investimento, este tipo de energia aplica pequena manutenção e baixos custos mensais, devido a sua captação originar-se da luz solar.

Contramestre e empresário na estação de energia solar. (Foto: Freepik)

A oferta de energia obtida por meio de placas com o objetivo de captar luz e gerar energia, apresenta teor sustentável sendo considerada uma fonte limpa e de não uso de matérias primas escassas. Para além, os painéis fotovoltaicos são resistentes aos danos causados pela ação da natureza, são de fácil aplicação, propõe economia de 95% e ocupam pouco espaço. Com relação a sua aplicação, o método pode ser desenvolvido em todas as áreas: residencial, industrial, comercial e pública, como afirma Rafael Gomes. Dentre suas desvantagens, a energia solar é um tipo de fonte que não é passível de produção noturna, sendo necessário o uso de baterias para o seu armazenamento.

 

Outros serviços: através do Portal Solar é possível simular o custo de um gerador solar, quantos painéis necessários, potência e custo anual. Você pode obter o conteúdo preenchendo um formulário através do site https://www.portalsolar.com.br/calculo-solar.

Redação Cariri