Esporte

Em contagem regressiva, Cariri se prepara para receber competidores do Rally Piocerá

Modalidade Moto Turismo é novidade nesta edição
Por Bruna Vieira • 17 de janeiro de 2019

Piloto Wescley Dutra mostra suas habilidades no quadriciclo. Foto: Tiago Giordani/Assessoria Piocerá

 

Em menos de 10 dias o Rally Piocerá, arrancada de corridas off-road no país, chega a Juazeiro do Norte, onde fará seu encerramento, que pela primeira vez em 32 anos não será realizado no litoral. Desde que foi criada, a prova faz o percurso Piauí-Ceará e no ano seguinte percorre o trajeto inverso, Ceará-Piauí, tornando-se o Rally Cerapió. Além do encerramento no interior do estado, outra novidade para esta edição é a modalidade Moto Turismo, na qual os participantes seguirão um roteiro em locais históricos e turísticos nos dois estados. O evento será iniciado na próxima segunda-feira, 21, e termina na sexta-feira, 25, na Praça Presidente Médici (Praça da OAB), no bairro Lagoa Seca.

Mais de mil competidores vão acelerar forte nas terras caririenses em bikes, motos, carros, quadriciclos e UVTs (espécie de buggy). É a única competição que reúne os cinco grupos no Brasil. Além do turismo e cultura, o evento movimenta a economia local e promove ações sociais por onde passa. Para o diretor geral do Rally Piocerá, Ehrlich Cordão, as expectativas nessa reta final é de ansiedade. “Finalizamos as conferências dos percursos e agora é só receber os competidores a partir do dia 21. A expectativa é fazer mais uma vez uma ótima prova, com toda estrutura e segurança para os participantes e um grande evento para o público que for prestigiar o Piocerá 2019”, declarou.

Foto: Tiago Giordani/Assessoria Piocerá

A caravana chega ao Ceará na quinta-feira, 24, em Iguatu, cidade-dormitório que também oferece um circuito de bicicletas com extensão de 90 km. Araripe, Assaré, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Jucás, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri também fazem parte do roteiro. No ano passado, o rally saiu de Itapipoca, CE, com destino à Teresina, PI. Este ano sai da capital piauiense para Juazeiro do Norte. Segundo Ehrlich, a escolha foi estratégica. “É ótima pelo fato da cidade estar mais centralizada de outras capitais do Nordeste, como Recife e João Pessoa, por exemplo”, afirmou. Isso auxiliaria o retorno dos competidores aos seus destinos e reduziria os gastos, pela boa estrutura hoteleira e gastronômica que a cidade possui.

Organizada pela Radical Produções, a competição passará por mais de 30 municípios, com competidores de 21 estados. Em todas as edições injetou mais de R$ 95 milhões na economia nos 100 mil km percorridos. Cerca de 15 mil passagens aéreas e 170 mil leitos de hospedagem foram comercializados. O combustível utilizado soma mais de 2 milhões de litros. Para as ações sociais foram revertidos R$ 1,2 milhões, em distribuição de cestas básicas e através do projeto Rallyteca, que doou mais de 40 mil livros.

Foto: Doni Castilho/Assessoria Piocerá

Moto Turismo no Cariri

A modalidade oferece duas categorias: Regularidade e Passeio. A primeira segue o regulamento de prova off-road, com a diferença de ser realizada no asfalto e com navegação apenas digital. Os cinco primeiros colocados recebem premiação. A segunda não possui caráter de competição, é mais turística e acompanhada por um guia, que apresentará os pontos culturais e ambientais da região.

Serão 700 km nos dois estados, passando por quatro municípios caririenses. Na quinta-feira, 24, haverá uma visita ao Memorial Patativa do Assaré e pernoite em Iguatu, para no dia seguinte apreciar as belezas da Floresta Nacional do Araripe, a primeira do Brasil. A caravana visitará o atelier de Espedito Celeiro, em Nova Olinda, considerado o maior artesão em couros do país. Em seguida, passará pelo Museu de Paleontologia e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri. Por último, conhecerão o Geosítio Colina do Horto, onde está localizada a estátua do Padre Cícero. Todos recebem medalha de participação. Para o encerramento, haverá show de manobras radicais com a equipe Força e Ação na Praça da OAB.

Ciclistas podem escolher um dos trechos para participarem do percurso com bicicletas ou participarem do Desafio Audax Bike Day, realizado em apenas um dia. Foto: Asessoria Piocerá

Grandes eventos em Juazeiro do Norte

Esse é o segundo rally de grande magnitude que passa por Juazeiro do Norte em menos de seis meses. Em agosto de 2018, a cidade foi o penúltimo ponto do 26º Rally dos Sertões, que passou por Goiás, Bahia e Piauí até chegar em Iracema, CE.

O mineiro Tunico Maciel ostenta o título de campeão do Rally dos Sertões, que também passou por Juazeiro do Norte em agosto. Foto: Angelo Savastano/Assessoria Piocerá

Rally Piocerá no Cariri:

206 km é o percurso das motocicletas

203 km é o percurso dos carros, quadriciclos e UVTs

102 km é o percurso das bikes

 

Programação (Sexta-feira, 25/01):

Roteiro Iguatu-Juazeiro do Norte

Largada: Praça da Criança (Centro)

Moto Rally: 8h30

Moto Master: 9h

Chegada: Praça Presidente Médici (Lagoa Seca) às 15h

 

Desafio Audax Bike Day:

Largada: Praça da Igreja Matriz (Barbalha) às 9h

Chegada: Praça Presidente Médici (Lagoa Seca) às 13h

 

Premiação:

Centro de Convenções do Cariri (Crato) às 21h

 

Confira o mapa com as rotas do Rally Piocerá 2019:

Fonte: Piocerá

Leia Mais:

https://caririrevista.com.br/rally-piocera-2019-promove-desafio-para-trilheiros-de-bike-no-cariri/

 

CATEGORIA:

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".