Economia e Negócios

Efeito pós-crise e o lado bom do caos

Por Redação Cariri • 14 de abril de 2020

Por André Rabelo.

É bem verdade que estamos vivendo em um caos que parece não ter mais fim. A todo o momento somos bombardeados por notícias ruins e já perdemos as contas de amigos e parentes que perderam seus empregos e pessoas passando extrema necessidade. De fato, temos mesmo vivido dias difíceis.

Exatamente quando o Brasil se preparava para decolar, tivemos que abortar o voo. A vida segue, devemos esperar dias melhores, mas também devemos se preparar para dias não tão bons assim.

Acreditando que é na dificuldade que descobrimos nossa melhor versão, que saímos da nossa zona de conforto, que é no deserto que encontramos o paraíso e também é na alta temperatura que o ferro toma forma, acredito que nem tudo está perdido e estamos diante de grandes oportunidades.

Isso mesmo! Existirão grandes oportunidades pós- crise, o mundo mudou! Dormimos em um mundo e acordamos em outro totalmente diferente e é exatamente nesse novo mundo que devemos escrever uma nova historia em nossas vidas.

Durante a maior crise do capitalismo nos Estados Unidos, quando a quebra da Bolsa em 1929 foi inevitável, Charles Darrow era mais um entre os milhões de cidadãos americanos desempregados.

Nos intervalos dos bicos que fazia para sobreviver, criou o jogo “Monopólio”, que mais tarde se transformaria em um fenômeno mundial onde pode ganhar muito dinheiro e mudar a historia da sua vida para sempre, com uma ideia que surgiu a partir do caos.

Outro caso de grande aprendizado que temos é de um confeiteiro da região de Piemonte na Itália, logo após a Segunda Guerra, o cacau havia sumido dos campos em virtudes dos bombardeios e a grande devastação que causou na Itália. Foi aí que um confeiteiro da região teve a ideia de criar a Nutella, creme feito de avelã, açúcar e uma pitada de cacau. Pietro Ferrero, o tal confeiteiro, deu assim origem ao hoje gigantesco Grupo Ferrero.

Os dois casos demonstram como a crise pode ser indutora de oportunidades. Se o você tiver essa percepção e identificar todas as oportunidades ao seu redor, você só irá usa seu talento, ousadia e, acima de tudo, boas ideias, não há razão para oscilações negativas na economia o impedirem de seguir adiante. Independente que tenha sido uma crise causada por COVID- 19 ou qual quer outra crise, o Brasil e o mundo irão abrir fronteiras de negócios para diversas pessoas que desejam empreender e mudar de vida.

Nesse momento, desde já, devemos começar a vender lenços para as pessoas que preferem continuar a chorar e ficarem paradas. Iremos fazer uma reflexão sobre como vai ser daqui pra frente, não é fácil entender tudo isso que está acontecendo, mas logo iremos entender que tudo aconteceu para de alguma forma melhorar nossa vida.

Escolha algo que possa lhe dá razão de vida, pois você já teve a prova de que TER estabilidade não muda a vida de ninguém. Que o sentimento de revolta possa ser a chave que faltava para essa tão sonhada mudança, pois só temos o que toleramos, a partir de momento que não toleramos mais ter os mesmos resultados, tudo muda.

Que Deus possa te inspirar para ideias que possa mudar sua vida a construir uma nova historia. Quem sabe essa não era a oportunidade que você esperava para empreender? É como eu sempre digo: Enxergue uma árvore onde só tem semente e terra.  Empreender transforma vidas.

Foto: Austin Mabe (https://unsplash.com/photos/i7x84It0L-Y)

_______________________________________________________________________________________
Essa é uma coluna de opinião. As informações e ideias expressas neste espaço são de responsabilidade única do autor.
Sobre o autor:

Olá, muito prazer, sou André Rabelo! Sou empresário do ramo de gastronomia, turismo e hotelaria, mas te digo logo que nem sempre foi assim. Já fui empacotador de supermercado e pra conseguir a liberdade financeira que tenho hoje, foi através de muito trabalho e um conceito chamado Faça Mais Com Menos, no qual consegui empreender mesmo sem dinheiro.

Instagram: @andrerabelo777

Redação Cariri