Arte e Cultura

É Tempo de Ciclo de Reis!

O Ciclo de Reis 2018 terá início no dia 21 de dezembro e contará com a realização de um grande cortejo pelas ruas de Juazeiro do Norte.
Por Márcio Silvestre • 6 de dezembro de 2018

 

Juazeiro do Norte se prepara para a abertura do Ciclo de Reis 2018. O evento iniciará no próximo dia 21 de dezembro, em um grande cortejo com a presença de todos os grupos de tradição popular de Juazeiro o Norte. O Ciclo de Reis é um projeto da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura do Município, que promove ações culturais, com mestres da cultura popular em alusão às festividades natalinas que antecedem o Dia de Reis, 06 de janeiro.

O Ciclo de Reis contará com atividades diárias, através da realização de terreiradas nas casas dos Mestres da tradição e se estenderão até o dia 06 de janeiro de 2019. De acordo com a Coordenadora do Ciclo de Reis e do Núcleo Marcus Jussier de Educação, Arte e Cultura, Maria Gomide, ao todo, serão 45 grupos participantes, entre reisados, guerreiros, coco, mamulengo, bacamarteiros, maneiro-paus e lapinhas. “Esse é um projeto que chama a atenção de todos os brincantes para brincar e vem dando condições de reestruturação e formação dentro dos grupos, porque proporciona autonomia e gerência dos próprios mestres, possibilitando o aprendizado nesse campo da produção eventos”, ressalta Maria Gomide.

O evento surgiu em 2017 a partir de uma articulação junto aos grupos de tradição popular desenvolvido pelo Centro de Arte e Cultura Marcus Jussier. Ele é construído de forma a dar visibilidade a elementos que são muito fortes dentro das brincadeiras, em especial à musicalidade e a dramaturgia presentes nas brincadeiras.

Foto: Samuel Macedo

Edital Público

Neste ano, a Prefeitura de Juazeiro do Norte lançou edital público para a seleção de Organização da Sociedade Civil que dará apoio a realização do projeto Ciclo de Reis. A Ong Zaíla Lavor atuará na produção e organização da edição do 2018 do projeto. Serão investidos mais de R$ 190 mil que beneficiarão diretamente uma cadeia de produtiva que envolve cerca de 3 mil profissionais da cultura de Juazeiro do Norte.

O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, considera que o Ciclo de Reis é uma oportunidade para fortalecer a tradição popular em Juazeiro do Norte em um momento de grande significado, como é o caso do Ciclo Natalino, que deu origem a diversas manifestações culturais. “É um momento importante para esse grande patrimônio cultural do Município e de todo Cariri, que oportuniza o envolvimento de crianças, adolescentes e adultos”, ressalta Renato Fernandes.

Foto: Rafael Vilarouca

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".