Economia e Negócios

Dicas para empreender: como formalizar o meu negócio?

Por Márcio Silvestre • 4 de fevereiro de 2020

Empreender não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas se tornam empreendedores por necessidade, perda do emprego, diminuição da renda familiar, dificuldade em recolocar-se no mercado. Outros se tornam empreendedores por oportunidade, quando se observa as necessidades e demandas do consumidor ou de um determinado mercado, que tenha carência de algum produto ou serviço e resolve implementá-lo. Independente do motivo, o empreendedorismo tem sido uma realidade para muitos brasileiros. Hoje vamos falar um pouco sobre a formalização de seu negócio, como se tornar um Microeemprendedor Individual (MEI).

No Cariri, houve um crescimento no número de MEI’s, nos últimos anos, caracterizado pelo pujante crescimento comercial, principalmente no município de Juazeiro do Norte. O MEI é uma maneira de formalizar a realização de alguma atividade ou serviço. Quando você se cadastra como um, passa a ter CNPJ, ou seja, facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

Para ser registrado como Microempreendedor Individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que o MEI foi criado com o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais. Para saber mais informações sobre como se tornar um MEI acesse site do SEBRAE no link: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Dicas para quem deseja empreender

Além de ter vontade e visão de negócios é necessário desenvolver aptidão para o empreendedorismo:

  • Ser capaz de executar o que se propõe com muita vontade, determinação, competência e uma boa dose de ousadia;
  • Ter desempenho diferenciado dos profissionais comuns, de modo a se destacar facilmente em tudo que faz;
  • Não medir esforços para atingir seus objetivos;
  • Ser dotada de várias qualidades que a credencia para o sucesso;
  • Ser consciente de que só se chega lá à custa de muito trabalho e dedicação.

Foto: Portal Azulis (https://www.azulis.com.br/artigo/portal-do-empreendedor)

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".