Cariri Sustentável

Cuide do meio ambiente e evite o uso de sacolas plásticas

Por Márcio Silvestre • 10 de setembro de 2020

A praticidade das sacolas plásticas, tão usadas no nosso dia a dia, é o que as tornam um dos itens mais consumidos em todo o mundo. A estimativa é que um bilhão e meio de sacolas plásticas sejam consumidas no mundo por dia, algo preocupante levando em consideração o alto custo ambiental desse item. Depois de usadas, geralmente uma única vez, costumam ser descartadas de maneira incorreta e levam cerca de 450 anos para se decompor. Nesse tempo, aumentam a poluição, entopem bueiros impedindo o escoamento das águas das chuvas ou vão parar em matas, rios e oceanos, onde acabam engolidas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Poucas chegam a ser recicladas.

Ter consciência ambiental e evitar o uso de sacolas plásticas é fundamental para preservação da natureza. Retirar as sacolas plásticas de circulação traz como principal vantagem a preservação do meio ambiente, a despoluição, porque essas sacolas formam uma camada plástica de impermeabilização no solo, além de causar também efeitos de gases poluentes na atmosfera.

Nas compras opte por usar mochilas ou sacolas sustentáveis para carregar seus produtos. O meio ambiente agradece.

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

É preciso começar a cuidar do planeta dentro de casa, aplicar medidas de consumo consciente, utilizando os 3 R’s da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), conjunto de práticas cujo objetivo é minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza.

  • Reduzir significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.
  • Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.
  • Reciclar envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem – a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc. A separação também é necessária para o descarte adequado de resíduos perigosos.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, traçada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem tido especial atenção com as questões de sustentabilidade e vida terrestre, desenvolvendo um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

Conheça todos os 17 Objetivos para transformar o mundo através do Desenvolvimento Sustentável. 

 

Foto: Rafael Neddermeyer / Fonte: Agência Senado

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".