Notícias

Concurso cultural “Vamos preservar a água” recebe inscrições até a próxima sexta-feira, 24

Estudantes da rede municipal do Crato podem concorrer aos prêmios com ideias transformadoras
Por Bruna Vieira • 22 de maio de 2019

(Saaec recebe inscrições para o Concurso Cultural Vamos Preservar a Água. Foto: Divulgação Saaec.)

 

Estudantes da rede municipal de ensino do Crato podem se inscrever no concurso cultural “Vamos preservar a água” até a próxima sexta-feira, 24. As inscrições foram prorrogadas para que mais alunos possam divulgar suas ideias transformadoras através de desenhos, vídeos (curta-metragem) e projetos. Para participar é necessário estar regularmente matriculado nas séries do ensino Fundamental I ou II e preencher formulário disponível no site da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, Saaec.

Os três vencedores de cada categoria ganharão tablets, smartphones, headphones, bicicletas, mochilas, material escolar e ingressos para o Arajara Park com cartão de consumo. O desenho vencedor ilustrará a capa do Relatório Anual da Saaec 2019. As normas para participação podem ser acessadas no edital. É necessário indicar um professor para orientar o trabalho na ficha de inscrição. Os orientadores dos trabalhos classificados em 1º lugar recebem voucher no valor de R$ 200,00.

Essa é a primeira edição do concurso, que busca estimular práticas sustentáveis no município e divulgar as propostas dos estudantes sobre o uso racional da água. Para a secretária executiva da Saaec, Lya Tatiana Ramos, a atuação dos estudantes é fundamental, pois, pode alcançar as pessoas com quem convivem. “O objetivo é expor alunos, professores e comunidades às reflexões que estimulem boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água, uma vez que, o manejo inadequado pode comprometer o abastecimento nas gerações futuras”, explicou.

A ação é apoiada pela Secretaria Municipal de Educação. Para dar suporte aos estudantes na produção dos trabalhos, os professores deverão abordar a temática em sala de aula. A Comissão de Seleção é composta por integrantes das instituições envolvidas e selecionará os 10 melhores trabalhos em cada categoria, para em seguida, classificar os três primeiros colocados. Os candidatos devem produzir material fotográfico no formato jpeg, com boa resolução e gravados em CD ou DVD para fins de exposição. Além de entregar duas fotos acompanhados do orientador, gravadas em mídia eletrônica.

Para a categoria desenho, serão avaliados os seguintes critérios: aplicação da temática e relevância, composição artística e harmonia, clareza na apresentação das ideias, originalidade e criatividade. Para o gênero vídeo também serão analisadas a linguagem artística e estética, qualidade da informação e conteúdo e qualidade técnica (imagem e som). O projeto deve observar ainda o atendimento à estrutura solicitada, ortografia e adequação à linguagem científica.

 

Conscientização começa na infância

Lya destaca a importância de trabalhar questões relacionadas à preservação ambiental com crianças e jovens, para que se tornem adultos informados e conscientes. “Parar para pensar e criar trabalhos como esses é um momento de oportunidade para refletirem sobre a natureza e sua importância. É um momento para compreenderem as funções do meio ambiente para a manutenção e existência da vida, levando-os ao comportamento ambientalmente correto, tornando-os naturalmente multiplicadores desses conhecimentos, seja em casa, na família ou na vizinhança”, apontou.

A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada durante da Semana do Meio Ambiente, em junho. “Esperamos obter como resultados, a disseminação do conhecimento sobre a importância da água e sua preservação, crianças e jovens mais conscientes sobre os problemas ambientais, sendo capazes de agir, prevenir e procurar soluções para mitigação ou erradicação de um determinado problema e capazes de refletir e rever seus hábitos para levar uma relação mais harmoniosa e equilibrada com a natureza”, elencou Lya.

 

Temas:

Uso racional da água;

Conservação e proteção de mananciais;

Reuso, preservação, uso racional, captação de água, inovação na reutilização.

 

Categorias:

Desenho (1º ao 5º ano)

Vídeo (6º ao 9º ano)

Projetos (6º ao 9º ano)

 

Passo a passo:

Preencher e assinar o formulário de inscrição;

Enviar ou entregar pessoalmente em envelope lacrado no Programa de Educação Hidroambiental/Concurso “VAMOS PRESERVAR A ÁGUA”, na sede da Saaec (Avenida Teodorico Teles, 30 – bairro São Miguel).

CATEGORIA:

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".