Economia e Negócios

Como desenvolver capital intelectual e expertise para colocar um negócio em prática?

Por Redação Cariri • 18 de dezembro de 2019

Por André Rabelo.

Muitas pessoas acabam dizendo: “eu não vou abrir o meu negócio porque não tenho dinheiro”. Acreditam que o capital financeiro é a chave para tudo dar certo. Mas o que eu aprendi com a minha experiência de vida é que o Capital Intelectual é a etapa mais importante dentro de um negócio. O dinheiro é um potencializador disso.

Dinheiro sem conhecimento, sem expertise, sem uma ideia é “apenas dinheiro”. O dinheiro sozinho não vai se multiplicar. Já uma ideia somada ao seu conhecimento e experiência pode se transformar em algo rentável e duradouro.

Não adianta você querer ter apenas o dinheiro para empreender e não ter a ideia, o conhecimento, a experiência do que será feito, porque certamente o risco vai se tornar muito mais alto.

Ganhar dinheiro é muito importante, mas eu costumo olhar para algo muito mais profundo, que é que ganhamos paralelo a nossa renda. O ganho do capital intelectual.

Mas o que é capital intelectual?

Eu chamo de capital intelectual as experiências que adquirimos, aprimoramos e transformamos em conhecimento ao longo dos anos. Todos nós temos um potencial intelectual imenso, seja em grau de conhecimento, criatividade, competência ou habilidades. O conhecimento é um capital ilimitado que, quanto mais trabalhado, mais se desenvolve e é exatamente isso que você precisa para colocar um negocio em prática.

Preste atenção nas suas vivências – empresas que você já trabalhou, projetos que realizou, habilidades – tudo isso faz parte do capital intelectual que você vai poder replicar para dentro do negocio que deseja abrir.

Foto: Reprodução (Ilustração: Jirsak/Shutterstock.com)

_______________________________________________________________________________________
Essa é uma coluna de opinião. As informações e ideias expressas neste espaço são de responsabilidade única do autor.
Sobre o autor:

Olá, muito prazer, sou André Rabelo! Sou empresário do ramo de gastronomia, turismo e hotelaria, mas te digo logo que nem sempre foi assim. Já fui empacotador de supermercado e pra conseguir a liberdade financeira que tenho hoje, foi através de muito trabalho e um conceito chamado Faça Mais Com Menos, no qual consegui empreender mesmo sem dinheiro.

Instagram: @andrerabelo777

Redação Cariri