Notícias

Com recurso da Lei Emergencial Aldir Blanc, projeto “Alimentando Afetos” fomenta a geração de renda a partir de frutas da estação

Por Edição Cariri • 15 de janeiro de 2021

A ONG Beatos, em parceria com a Associação Movimentos, promoverá entre os dias 26 e 31 de janeiro, o projeto “Alimentando Afetos”, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da cultura alimentar da região do Cariri através de oficinas gastronômicas com frutas da estação. Acontecerá no horário das 18h às 21h na sede da ONG Beatos, localizada na Rua Cícero Alves de Sousa, n°182, bairro Novo Lameiro, em Crato/CE. As inscrições podem ser feitas através dos números (88) 9.9743-6339 (88) 9.9455-4844.

Em sua primeira edição, o Alimentando Afetos irá produzir seis receitas que utilizam a manga como matéria prima. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de janeiro. A inciativa é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc. De acordo com a coordenadora do projeto Luziânia Souza, o projeto foi criado para motivar a geração de renda e negócios criativos da comunidade localizada no entorno do bairro Novo Lameiro. “Pensando essas questões, acreditamos que ao realizar uma experiência na cultura alimentar por meio de repasses de saberes e fazeres para essas mulheres, atuaremos como ferramenta de desenvolvimento territorial e de economia criativa da cultura”, disse.

Foto: Assessoria de Imprensa

Por questões de saúde pública e respeitando o protocolo sugerido pelo Governo Estadual, serão disponibilizadas 20 vagas. Durante a oficina haverá rodas de conversa para troca de experiências e receitas, bem como dinâmicas de autoestima e de autoconhecimento. As receitas produzidas durante a oficina integrarão uma publicação que será disponibilizada em formato digital e impresso, também durante o processo será feito uma série de registros fotográficos para compor uma exposição com espaço público voltado para a gastronomia, ainda não definido.

Sobre a manga

A manga é uma fruta que possui muitos nutrientes como vitaminas A e C, magnésio, potássio, polifenóis como mangiferina, canferol, ácido benzoico e fibras. Além disso, a manga ajuda a combater inflamações, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Sobre a ONG Beatos

Criada em 2003, a BEATOS é uma organização da sociedade civil criada com o intuito de defender e promover os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e simbólicos das comunidades. A BEATOS tem como proposta fomentar ações e movimentos de transformação humana fundamentados nos saberes, fazeres e talentos dos grupos tradicionais, na perspectiva do diálogo entre a diversidade e as identidades, preocupando-se com a tradição popular e as representações artísticas de linguagens diversas. Tem por filosofia contribuir para a reflexão e produção das artes e da cultura, propiciando acessibilidade e momentos de interação com bens culturais de qualidade.

CATEGORIA:

Edição Cariri