Arte e Cultura

Clube do Leitor: encontro entre literatura e cidadania

Por Márcio Silvestre • 11 de julho de 2019

Estabelecer um vínculo mais próximo entre a literatura e a comunidade é um dos principais objetivos da biblioteca pública. No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), a biblioteca é um espaço democrático de troca de ideias e aprendizado, tendo desempenhado um trabalho essencial para formação de leitores durante os 13 anos de funcionamento em Juazeiro do Norte. O Clube do Leitor é um dos programas desenvolvido pelo equipamento, que possibilitam maior contato, discursão e interpretação coletiva sobre a literatura.

Nesta quinta-feira (11), a edição do Clube do Leitor acontece às 19h, na biblioteca do CCBNB e conta com a presença da Professora Doutora, Laudeci Martins, que leciona no Mestrado de Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA. Na ocasião, será discutido o livro “O Bem Viver”, de Alberto Acosta, um economista que por muito tempo pesquisou o modelo sócio econômico do sistema capitalista e as desigualdades gritantes, que sobrevive há séculos, com o apoio de milhões e a subordinação de bilhões. As promessas do progresso, feitas há mais de quinhentos anos, e as do desenvolvimento, que ganharam o mundo a partir da década de 1950, não se cumpriram e que agora agora, nos conduz ao suicídio coletivo.

Encontro Clube do Leitor de junho. Foto: Mônica Batista.

Para a idealizado do projeto, Áurea Brito, esse é o momento ideal para se problematizar essa discursão. “Alberto Acosta apresenta várias outras coisas que vão na contramão desta economia clássica que está aí.  Ele fala sobre  felicidade, a importância de se preservar as tradições e as identidades. O desenvolvimento deve estar pautado na felicidade humana e não em lastros econômicos. A natureza deve estar em harmonia com o desenvolvimento e  não vista como um produto. Ela deve ser encarada como um elemento, mais uma cidadã beneficiada por esse processo todo de transformação”, destaca Áurea.

O Clube do Leitor acontece mensalmente e é uma atividade gratuita realizada pela biblioteca do CCBNB e que está ameaçada pelo corte de verbas orçamentárias. Saiba mais acessando o Link:

Corte de verbas inviabiliza funcionamento do CCBNB, a partir de agosto

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".