Arte e Cultura

Cia. Corifeus encena o Auto da Paixão de Cristo, em Crato

Por Márcio Silvestre • 17 de abril de 2019
Foto: Gessy Maia

Dedicação e fé marcam espetáculo “O Auto da Paixão de Cristo” da Cia. de Teatro Corifeus, da cidade de Crato. Para o diretor e ator Gabriel Linard, esta é uma realização pessoal e uma forma de evangelização através da arte. O Espetáculo será apresentado na próxima sexta-feira (19), às 19:30h, em frente a Sé Catedral de Crato.

“Sempre fui fascinado pela história de Nosso Senhor Jesus Cristo. Executar esse trabalho com a Cia de Teatro Corifeus é a realização de um sonho de infância”, destaca Gabriel. A companhia, fundada em 2014, realiza um trabalho de teatro sacro. Em seu repertório já foram montados espetáculos “O Verbo se Fez Carne” e “São Tarcísio – O Mártir da Eucaristia”.

A Via Sacra é retratada em “O Auto da Paixão de Cristo”. (Foto: Gessy Maia).

Esta é a terceira edição de O Auto da Paixão de Cristo. O roteiro do espetáculo é baseado nos quatro evangelhos, nas tradições católicas da Via Sacra, dos Mistérios do Rosário e em relatos sobre o Santo Sudário. “O meu principal objetivo é evangelizar através da arte e levar Jesus até as pessoas de uma forma diferente, poética e emocionante”, ressalta Gabriel.

A companhia conta com a participação voluntária de mais de quarenta jovens, dentre eles estão membros de comunidades religiosas, coroinhas, atores profissionais, amadores e amantes da arte. Em cena, Gabriel conta com a ajuda de amigos. Nos bastidores é a sua família que lhe dá o apoio. “O figurino foi quase todo confeccionado por minha mãe Leninha Linard e minha namorada Walda Siebra. Ele é baseado em pesquisas para deixar os personagens mais conectados à época de Jesus. Projetei o cenário e adereços com o auxílio técnico do meu avô Hugo Linard, que sempre foi o meu braço direito desde a primeira peça até hoje. A iluminação, som e montagem do cenário ficam por conta do meu padrasto Cleudo Soares. Para o custeio do material, tenho como apoiador o meu pai Pedro Paulo Lustosa, que sempre me incentivou e acredita em meu trabalho”, finaliza.

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".