Cariri Sustentável

Chico Preto, um exemplo de cidadania e ativismo ambiental

Cidadão cratense se dedica diariamente a construir uma sociedade que preza pelo cuidado ambiental
Por Márcio Silvestre • 18 de janeiro de 2019

Hábitos saudáveis que tornam nossas cidades mais sustentáveis, limpas e agradáveis são capazes de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social. Na comunidade do Gesso, em Crato, há um exemplo de cidadania e empatia social. Um senhor de 79 anos, que acorda todos os dias antes do galo cantar para realizar a limpeza, organização e arborização da sua rua. Esse ofício voluntário tem tornado a rua mais agradável e sua história um exemplo. Seu nome é Francisco Jovino Leite, popularmente conhecido por Chico Preto.

Chico Preto ao lado de sua companheira há 57 anos, Dona Neuza. (Foto: Márcio Silvestre)

Casado com dona Neuza há 57 anos, com quem formou uma grande família, tendo 7 filhos, 13 netos e 17 bisnetos, seu Chico Preto, negro, de olhar terno, sorriso cativante e jeito brincalhão é um personagem da vida real que personifica um exemplo de cidadania e preocupação com o meio ambiente. É comum na Rua Monsenhor Juviniano Barreto, na beira da linha férrea, encontrar seu Chico limpando. Segundo moradores ele acorda cedo, para varrer a rua, confecciona lixeiras com carcaças de geladeira e espalha na beira da linha do trem. Isso já se tornou um hábito.

“Eu compro a geladeira velha, arranco o interior e utilizo a base para fazer latas de lixo. A gente via muita bagunça aí na rua, lixo que ninguém aguentava. Mas agora pode olhar, todo dia eu limpo e verifico as latas. Faço esse trabalho sozinho, só quem me ajuda é Deus”, relata o ambientalista, que além de se preocupar com a limpeza, foi o responsável pelo plantio de várias árvores na comunidade, o que melhora a circulação do ar, ameniza o calor e ainda proporciona ponto de diálogos e convivências para os moradores. “Todo mundo gosta aqui. Eu que plantei as árvores, fui ao Ibama com minha bicicleta, peguei umas mudas e comecei a plantar. É uma forma de deixar a rua mais bonita”, explica.

Chico Preto, um exemplo de cidadão. (Foto: Márcio Silvestre)

Para os moradores da comunidade, Seu Chico Preto é um verdadeiro exemplo, como comenta a vizinha e amiga Edilania Santos. “Antes nossa rua era muito desorganizada. Seu Chico cuida da nossa comunidade com muita dedicação e simplicidade limpando, plantando árvores. Fez coletores de lixo sem nenhum fim lucrativo. Um verdadeiro exemplo”, afirma.

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".