Cariri Sustentável

Canudos plásticos

O debate acerca da produção do canudo plástico e de seus impactos no meio ambiente vêm ganhando força a cada dia.
Por Redação Cariri • 15 de outubro de 2020

Por Sabrina Sterwrs

O uso e produção de canudos plásticos vêm sendo bastante discutido em todo o mundo, sendo considerado um dos maiores vilões para a causa ambiental. Em ranking mundial, o Brasil ocupa a 4ª posição em maior produtor de plástico, somando um total de 11,3 milhões de toneladas anualmente.

Estima-se que mais de 80% de todo o lixo encontrado em oceanos é proveniente de produtos plásticos e 4% de todo o lixo plástico mundial é originado dos famosos canudinhos.

Quais os principais impactos do canudo plástico?

A produção do canudo plástico iniciou logo após a invenção do plástico, os canudos já existiam na época, sua produção passou por vários estilos e materiais, a última versão foi o canudo de papel, logo após, surge o canudo de plástico. Mas quais as consequência para o meio ambiente?

O canudo de plástico é originado da matéria prima do petróleo, uma fonte não renovável. Seu processo de criação passa por uma grande quantidade de refinamento até um alto consumo de energia, água e a liberação de gases na atmosfera.

Ao ser descartado, por ser pequeno e de fácil movimentação pelo vento, os canudos seguem para oceanos onde são confundidos com alimentos pelos animais marinhos. Atualmente, cerca de 700 espécies estão ameaçadas de extinção, quase 90% de toda a fauna marinha já possui lixo plástico em seu estômago.

Quais as alternativas?

Cerca de 4 minutos de uso para 450 anos de degradação, esse é o tempo estimado para cada canudo utilizado. Para evitar mais impactos no meio ambiente, soluções e alternativas estão sendo pensadas por ambientalistas. O canudo de papel é uma opção que vem sendo implantada, o papel tem um custo de vida menor e é menos nocivo. Há ainda a opção dos canudos biodegradáveis, que possuem a embalagem reciclada substituindo o uso do plástico. Mas qual seria a melhor opção? Analisando os riscos ambientais, o canudos reutilizável é considerada a melhor forma de consumo, sua matéria prima pode ser inox, alumínio ou outro tipo de metal. O canudo reutilizável é de fácil manuseio, possuem diversos modelos e tamanhos e podem ser higienizados constantemente.

 

Redação Cariri